Parallax é um recurso visual que surgiu na indústria de jogos e que consiste em criar uma ilusão de profundidade na tela.
E isso é conseguido movendo camadas de imagens a diferentes velocidades.
Pois, dessa maneira os objetos distantes parecem se mover mais lentamente do que objetos próximos.
Porque criaram o Parallax?
A origem do efeito Parallax nos jogos está ligada ao surgimento dos jogos side-scrolling.
E que são jogos que se desenvolvem horizontalmente na tela, como o clássico “Super Mario Bros.”.
Pois, para dar a sensação de profundidade aos cenários, os desenvolvedores começaram a usar camadas de imagens.
E que se movem a diferentes velocidades, criando a ilusão de profundidade.
Parallax em Scan Lines?
A técnica de Scan Lines era uma técnica usada para criar o efeito Parallax em jogos na década de 80.
Pois, ela se baseava na limitação da tecnologia da época, em que as telas de jogos eram feitas com tecnologia de televisores CRT (tubo de imagem).
E nesses televisores, as imagens eram formadas por linhas horizontais (scan lines).
Poque se moviam da parte superior para a parte inferior da tela.
E as Scan Lines aproveitava essa limitação da tecnologia da época para criar o efeito Parallax.
Pois, moviam camadas de imagens a diferentes velocidades e sincronizando-as com as linhas horizontais da tela.
E isso permitia criar uma ilusão de profundidade e movimento mais realista.
Pois, os pixels de cima eram atualizados primeiro.
E assim os desenvolvedores controlavam as linhas de cima em velocidades diferente das linhas de baixo, trazendo esse efeito.
Mas qual era essa limitação
Nessa época não existiam camadas para se trabalhar, era tudo feito em uma única camada.
E então os desenvolvedores precisaram mostrar uma Hud estática, a cena do jogo com o personagem e inimigos.
E o efeito Parallax, tudo ao mesmo tempo, para isso a tela era dividia em setores de renderização.
Por isso, jogos dessa época tinham tarjas pretas nas partes que ficavam as huds com as informações do jogo.
Pois, as linhas desse setor escolhido, eram travadas para renderizar apenas letras e números.
E as cenas do jogo também dava pra notar essa divisão, ao observar as nuvens nos céus geralmente.
Camadas
Com o avanço das tecnologias foi possível substituir a técnica de ScanLines pelo uso de renderização em camadas sobrepostas.
E que são amplamente utilizadas até hoje, não só em jogos, mas em diversos outros setores e programas como photoshop.
Pois, basicamente é possível separar as imagens em camadas e configurar o que vai ficar a frente e o que ficará atrás.
Qual o princípio do Parallax?
Simular algo que acontece na vida real, onde ao viajar de carro, as montanhas ao fundo passam lentamente por nós.
E enquanto que a paisagem a uma distância média, passa por nossa vista a uma velocidade média.
Pois, as árvores, casas, pessoas, e tudo que está mais próximo de nós, passa muito rápido, sendo muito difícil até de observar.
Como criar esse efeito em jogos?
Basicamente precisamos dividir a nossa cena em 4 camadas sendo a primeira camada onde seu carro viaja.
E a segunda, a camada de árvores próximas, casas, pessoas, etc.
Mas, a terceira serão as montanha com uma velocidade lenta, e a quarta o céu estático com o sol e nuvens.
E após fazer essa divisão, na sua Engine é possível montar a sua cena com essas imagens, e definir qual será a camada em que ela será renderizada.
Porque com isso você poderá deixar uma imagem a frente da outra.
Mas, lembre sempre de que essas imagens precisam ter um fundo transparente, ou seja, arquivos PNG.
E por fim, um script para controlar as velocidades que cada camada passará a se mover.
Podendo ser com relação ao movimento do player ou câmera.
E um detalhe que não pode ser esquecido é que essas imagens precisam se conectar perfeitamente uma com a outra.
Pois, na Engine é necessário criar um sistema que faça essa imagem se reposicionar ao sair da câmera.
E dessa forma se ela se reposicionar a frente ou atrás, ela deve encaixar de forma imperceptível.
A grande contribuição dessa técnica para a Indústria
O Parallax é uma técnica importante em jogos 2D, ajudando a criar a sensação de profundidade e movimento nos ambientes.
E permite que os desenvolvedores criem cenários mais detalhados e imersivos.
Pois, passa aos jogadores a sensação de que estão se movendo em um mundo tridimensional.
E tem sido uma técnica importante desde os primórdios da criação de jogos, sendo versátil e amplamente utilizada.
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