Outline se refere ao contorno que envolve um personagem, objeto ou elemento visual em uma pixel art.
E esses contornos são desenhados com linhas de pixels e têm o propósito de destacar o objeto.
Seja em relação ao fundo ou outros elementos na cena, ajudando na visualização e definição das formas.
Espessura
Normalmente, as outlines são formadas por uma linha de pixel apenas.
Mas, em alguns casos, podem ser mais espessas para destacar elementos importantes.
E também um contorno mais grosso pode dar um aspecto de “cartoon”, enquanto um mais fino tende a ser mais discreto.
E você pode usar se o objetivo é garantir que o personagem se destaque do fundo.
Ou se deseja remeter a um estilo clássico de Pixel Art, como os jogos de 8 e 16 bits.
Por exemplo, em jogos de plataforma onde a simplicidade visual rápida identificação dos personagens são cruciais.
Aqui Shovel Knight é um grande exemplo.
Cores
O contorno não precisa ser necessariamente ser apenas preto.
Pois, uma outline colorida ou em tons mais escuros da paleta principal do objeto melhora a integração da arte no cenário.
Porém, uma dica é nunca usar a cor totalmente preta para pixel artes para jogos.
Use se você deseja que o objeto ou personagem se misture mais harmoniosamente ao fundo, mas ainda assim tenha uma definição clara.
E quando quiser um estilo gráfico moderno de Pixel Art, onde o contraste não precisa ser tão pronunciado.
Celeste é um excelente exemplo de um jogo que utiliza outlines mais suaves ou coloridas.
Anti-aliasing
É usada para suavizar as bordas serrilhadas de uma Pixel art, suavizando suas quinas com o fundo.
E ela é feita com o uso de pixels em tons intermediários, o que melhora a transição entre o contorno e o fundo.
E você pode usar quando quiser um visual mais detalhado e fluido, evitando contornos rígidos.
Mas também quando o estilo visual do jogo exige um maior nível de detalhamento.
Porém, sem que o objeto ou personagem pareça “separado” do ambiente.
Hyper Light Drifter é um jogo onde a suavização dos contornos ajudou a integrar a arte ao ambiente.
Estilo
O uso ou ausência de outline pode alterar drasticamente o estilo visual.
Pois, sem outlines, o estilo pode parecer mais realista e fluido, buscando similar algo mais real.
E enquanto outlines fortes geralmente criam um visual mais retro ou cartunesco.
E os diferentes tipos de outlines podem ser usados para diversos fins.
Por exemplo, ícones com outlines brancas, são usadas com frequência em huds e painéis de menus.
A escolha do tipo de outline depende do estilo visual que você deseja alcançar e da funcionalidade dentro do jogo.
Mas é importante conhecer os diferentes tipos de outlines, e quais as vantagens e desvantagens de se utilizar cada uma.
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