A criação e destruição frequente de objetos entro da gameplay, pode prejudicar drasticamente a performance.
E a técnica de Object Pooling surge como uma solução eficiente para evitar esses problemas.
Entenda de uma vez o conceito e a lógica por trás dessa técnica que melhora absurdamente a performance de seus jogos.
O que é Object Pooling?
Object Pooling é uma técnica utilizada para gerenciar a reutilização de objetos no jogo, em vez de criar e destruir instâncias repetidamente.
E um “pool de objetos” é basicamente uma coleção pré-definida de instâncias inativas que podem ser ativadas conforme necessário.
E retornadas ao pool após o uso, resumindo, são objetos de jogo como bullets, já prontas para uso, mas desativadas.
Em jogos que exigem a criação constante de objetos, como projéteis ou inimigos, por exemplo.
Essa técnica evita o impacto de instanciar novos objetos e destruí-los continuamente.
Qual a lógica por trás do Object Pooling?
Em vez de destruir um objeto ao final de seu ciclo de vida, ele é desativado e colocado em um pool de objetos.
Ou seja, uma lista de objetos que os guardam desativados, ficando disponível para reutilização.
E quando o jogo precisa de um novo objeto, ele verifica o pool para reutilizar uma instância inativa, ao invés de criar um novo do zero.
E caso o pool esteja vazio, uma nova instância pode ser criada, mas isso ocorre em situações bem raras.
Sendo assim, o gerenciamento da memória se torna mais eficiente, reduzindo a sobrecarga no garbage collector da Unity.
Vantagens para a performance
A principal vantagem é a redução significativa de operações de alocação e desalocação de memória.
Pois, ao Instanciar e destruir objetos repetidamente, pode gerar um acúmulo de chamadas ao garbage collector.
E que por sua vez acaba afetando a performance do jogo com quedas de FPS e travamentos, constantes.
Mas, utilizando Object Pooling, a alocação de memória ocorre apenas uma vez por objeto.
E sua reutilização minimiza a carga sobre o sistema.
Mas, além disso, o pool oferece um controle mais eficiente dos recursos, já que os objetos inativos permanecem prontos para uso imediato.
E isso acaba diminuindo os tempos de carregamento em momentos críticos do jogo.
Quando devo aplicar essa técnica?
A técnica de Object Pooling é ideal para jogos que exigem a criação e destruição de muitos objetos em pouco tempo.
E ela é comumente aplicada em jogos que envolvem disparos frequentes de projéteis, como jogos de tiro.
Ou em situações onde diversos inimigos são gerados constantemente, como em um jogo de ação ou tower defense.
Portando, se o seu jogo tiver essas características, Object Pooling pode ser a chave para melhorar sua performance.
Por exemplo, sistemas de: tiro, spawn de inimigos, spawn de objetos ou elementos procedurais, etc.
Em suma, o Object Pooling é uma técnica simples, porém, poderosa para melhorar a performance de jogos.
E quando se entende a lógica por trás dessa abordagem, podemos aplicá-la de maneira adequada.
E garantindo assim uma execução mais suave e eficiente, especialmente em jogos com alto fluxo de objetos.
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