Se você já está habituado com desenvolvimento de jogos, talvez o termo “jogo indie” não pareça tão estranho para você.
Os jogos indie (também conhecidos como jogos independentes) existem desde o início dos tempos.
Posso afirmar que todas as antigas empresas que você amava – ou odiava – já foram indie uma vez.
Mas por que o jogo indie tornou-se um nome familiar apenas recentemente? E quais são os jogos indie de hoje? Como eles são diferentes dos jogos tradicionais?
O Crie Seus Jogos vai lançar uma luz sobre este tópico definindo primeiro o termo e, em seguida, listaremos alguns jogos indies.
Então vamos mergulhar fundo e explicar o que são jogos indie!
Como definir um jogo indie?
Sabe aqueles jogos simples feitos em flash com bonecos onde você luta ou atira nos inimigos? Onde maioria pode ser encontrada em sites como o Newgrounds? Então, esses são jogos indie.
Para quem já desenvolve games, mesmo por hobby, se já criou um RPG usando o RPG Maker, ou mesmo já pegou um kit de desenvolvimento para alguma engine e o modificou às suas preferências, você simplesmente fez um jogo indie!
Um jogo independente é um jogo desenvolvido por um indivíduo ou uma pequena equipe de pessoas com um orçamento baixo que é frequentemente financiado pelos próprios bolsos dos criadores ou através de plataformas de financiamento coletivo (crowdfunding).
Alguns são apenas vários indivíduos apaixonados por games se unindo para formar uma equipe de desenvolvimento apenas para um jogo e depois se separar.
E, ao contrário dos jogos tradicionais com altos orçamentos de marketing, a exposição de jogos independentes é muitas vezes transmitida de boca em boca.
No entanto…
existem alguns jogos independentes que procuram a ajuda de alguma editora (publisher) para comercializar, anunciar e distribuir o seu jogo para várias plataformas como Steam, PSN, Xbox LIVE, etc.
Estes jogos permanecem indie enquanto não houver interferência e pressão da editora.
Os jogos tradicionais estão ficando caros, principalmente devido à competição com outros jogos tradicionais.
Grandes empresas apesar de terem um enorme orçamento e centenas de pessoas, prazos rigorosos e a pressão de executivos forçam os desenvolvedores a cortar custos, acabando com jogos quebrados e cheios de bugs no lançamento.
Com isso, muitas empresas acabam lançando jogos de terceiros, fazendo uma espécie de ponte para desenvolvedores indie, a fim de aumentar as chances de sucesso do game e, caso o game não vingue, a empresa terá um prejuízo mínimo.
Para várias pessoas, jogos indie são aqueles jogos baratos de desenvolvedores desconhecidos com gráficos de pixel art ou gráficos 2D.
De certa forma, isso é verdade, mas se você cavar fundo, notará que jogos indie são mais que isso.
Exemplos de jogos indie
Cuphead – 2017
Um jogo fantástico criado pelos irmãos canadenses Chad e Jared Moldenhauer com o nome de Studio MDHR.
O jogo foi inspirado em animações da década de 1930 e traz, além de uma qualidade visual absurda, uma trilha sonora impecável.
O game traz Cuphead e Mugman como personagens controláveis, podendo ser jogado em modo single ou co-op.
Os irmão atravessam mundos estranhos, adquirindo armas, aprendendo poderes e descobrindo lugares secretos.
Além de ganhar vários prêmios, Cuphead bateu a marca de 2 milhões de vendas em poucos meses após o lançamento.
Stardew Valley – 2016
O jogo feito por um homem só. Stardew Valley é um jogo de simulação de fazenda, no qual trouxe elementos do aclamado Harvest Moon, porém com várias opções adicionais.
Eric Barone desenvolveu o título por conta própria ao longo de quatro anos, e interagiu com frequência com os jogadores que estavam interessados no título para obter feedback.
Até o início de 2018, Stardew Valley havia vendido mais de 3.5 milhões de cópias!
Chroma Squad – 2015
Está aí um exemplo brasileiro.
Chroma Squad é um RPG desenvolvido pela brasileira Behold Studios.
O jogo é influenciado pelos programas de TV japoneses de equipes de heróis super sentai, em particular pela franquia americana Power Rangers.
O mais interessante é que esse game foi totalmente financiado através da plataforma de financiamento coletivo KickStarter e foi lançado para as principais plataformas.
Uma dica muito bacana para você, que tem interesse em ser um desenvolvedor indie, e aprender mais sobre a Unity e a sua linguagem C#, essa é a sua chance.
Pois, temos um curso muito bacana que te mostra a base da programação na Unity.
E de quebra você ainda vai desenvolver um jogo top down com sistema de diálogo, crafts, inimigo e muito mais.
Basta clicar na imagem ao lado para saber tudo sobre esse curso incrível!
Gostou desse artigo? Temos mais em nosso blog: www.crieseusjogos.com.br
Também temos vídeos toda semana em nosso canal do Youtube: Crie seus jogos – Youtube
Baixe gratuitamente: os passos para desenvolver jogos de sucesso
Seja o primeiro a comentar.