Neste final de semana será realizado o Global Game Jam 2019, o maior evento de Game Jam do planeta, que ocorre em várias cidades ao mesmo tempo.
Mas, você sabe o que é e como funciona uma Game Jam?
Game Jam é uma reunião de pessoas com o propósito de planejar, projetar e criar um ou mais jogos em um curto espaço de tempo, geralmente variando entre 24 e 72 horas, e alguns até mais.
Os participantes geralmente são formados por pessoas da área de games, tais como programadores, artistas, sonoplastas e até escritores.
Um pouco de história…
Criado em 2002 pelos desenvolvedores de jogos Chris Hecker e Sean Barrett, o termo Game Jam é uma composição das palavras “game” e “jam session”.
Uma jam session é o ato musical de produzir música na base do improviso, apenas compartilhando entre amigos solos e bases, para desenvolver um novo material ou simplesmente para praticar.
Da mesma forma, Game Jams são eventos em que os desenvolvedores de jogos criam protótipos de ideias experimentais para jogos.
Como funciona?
A primeira coisa a ser feita é se inscrever no evento, o que normalmente pode ser feito através do site oficial da Game Jam.
Geralmente, cada cidade possui locais que são designados apenas para receber o evento, variando dentre universidades e espaços privados, você pode consultar no site qual o local na sua cidade estará ocorrendo.
O acesso ao local normalmente fica restrito aos participantes e apenas é possível enquanto durar o evento.
Certo, já me inscrevi e tenho o local, e agora?
Normalmente você poderá participar em equipe ou sozinho. No dia do evento é comum equipes serem montadas na hora e você se encaixar em alguma.
Na prática, você receberá um tema e terá que fazer um jogo a partir do zero com base nesse tema. E acredite, não haverá muito tempo para fazer isso.
Mas não dá tempo de fazer um jogo em 2 ou 3 dias… né?
A ideia não é criar um jogo completo, mas sim trazer à tona suas ideias e aplicá-las em um projeto em um curto período de tempo. Dentro do prazo, você conseguirá fazer uma espécie de protótipo do jogo, pois obviamente, não haverá tempo suficiente para “perfumaria”.
Contudo, quem sabe não saiam grandes ideias a partir daí?
Ao término do evento, as equipes enviam os games para os organizadores – sim, há premiações simbólicas – e compartilham entre si seus resultados.
Resultados
Ficou curioso para ver quais tipos de jogos saem de uma Game Jam? Você pode conferir no site da Global Game Jam os jogos que são finalizados e enviados para eles.
Conclusão
O resultado de uma Game Jam vai além de se criar jogos. A chance de se aprender mais e relacionar com outras pessoas experientes da área, poderão trazer grandes benefícios para a sua carreira.
A maioria dos projetos não chegam a ser finalizados, entretanto, existe sim alguns games impressionantes produzidos sob a pressão do evento.
Inclusive, alguns games servem como “porta de entrada” para que sejam posteriormente finalizados com calma e lançados ao mercado, como foram os casos de sucesso do Goat Simulator, Surgeon Simulator e o Celeste.
Seja o primeiro a comentar.