A pirataria ou a prática de consumir produtos não originais, afeta vários setores da indústria além do setor de jogos.
E sem dúvidas inibe o crescimento dessas áreas pela falta do retorno financeiro esperado.
Mas, focando em desenvolvedores indie, você já parou pra pensar o quanto isso os prejudica?
A cultura da “Pirataria”
Comprar jogos piratas já é uma prática muito antiga, principalmente em nosso país, isso sempre foi muito presente.
Há certo tempo atrás era bem comum encontrar diversos DVDs de jogos piratas, sendo vendidos em barraquinhas, ou até mesmos consoles modificados ou desbloqueados para aceitar jogos piratas.
Com o tempo e a evolução das tecnologias, hoje existem diversos sites e tutorias de como baixar jogos piratas na internet.
Essa sempre será uma luta constante e quase impossível de se vencer, visto que o problema chega a ser quase cultural.
Porém, esta pratica prejudica demais os desenvolvedores e produtores, e os impede de crescer.
Quais as causas dessa cultura?
É difícil dizer com precisão o que leva as pessoas a piratearem jogos, mas a resposta pode ser a soma de vários fatores.
Um deles pode ser o poder de compra da nossa moeda, pois aqui o valor do dólar está bem alto atualmente.
E pelo fato da maioria dos jogos e consoles terem seu valor base estipulado em dólar, o preço aqui fica várias vezes maior.
Ao ponto de jogos triple AAA custarem facilmente um terço do salário mínimo, sendo inacessíveis à maioria das pessoas.
Outra possível causa pode ser o fato de as grandes empresas Triple AAA aumentarem muito o valor de seus lançamentos.
O quê normalmente era por volta de 50 a 60 dólares, hoje vemos as empresas querendo subir para 70 dólares.
Quando chegam aqui, estes games podem passar facilmente de 300 a 400 reais, dependendo a versão a ser adquirida.
Estes fatos praticamente forçam as pessoas que querem jogar esses jogos mas não tem condições, a recorrer à pirataria.
O quanto isso afeta o mercado?
Com essa prática constantemente presente, o mercado de games deixa de arrecadar milhões em vendas.
O que poderia ser revertido em mais investimentos em outros jogos, e até mesmo em melhorias.
Tanto das próprias equipes que fazem os games quanto melhorias nas engines que abrem as portas aos desenvolvedores indies.
E sem investimentos e crescimento o mercado esfria, e novas oportunidades de trabalho acabam sumindo.
De fato, a pirataria afeta bastante as grandes empresas, mas quem é o mais prejudicado, sem dúvidas, é o desenvolvedor indie.
Como isso afeta o desenvolvedor indie?
Todos sabemos que criar um jogo é algo extremamente difícil, pois envolve diversos trabalhos diferentes.
Programação, artes, level design, sons, histórias, mecânicas, marketing são algumas das dezenas áreas do desenvolvimento de um jogo.
E um desenvolvedor indie precisa lidar com tudo isso sozinho, muitas vezes tendo que trabalhar e investir do próprio bolso.
Sem contar que é extremamente difícil criar um jogo que vai conseguir lhe trazer um bom número de vendas.
Muitas vezes desenvolvedores indies investem anos trabalhando sozinhos esperando esse retorno para mudar de vida.
É ai que a pirataria se torna mais cruel, pois quando ocorre com um jogo indie ela praticamente decreta o fim do mesmo.
Podendo impedir o desenvolvedor ou studio de crescer e gerar mais oportunidades de emprego.
Por isso, é importante tentarmos nós mesmos mudar essa cultura, e amenizar esses problemas com o tempo.
Como podemos mudar esta situação?
Acredito que é muito difícil acabar com a pirataria por completo, pois sempre terão pessoas que continuarão a consumir produtos piratas.
Mas, uma boa maneira seria começar por nós mesmos, tentar sempre que possível consumir produtos originais.
Assim, os desenvolvedores e produtores poderão continuar tirando seu sustento e produzindo ainda mais para nós.
Começar a dar mais chances a jogos indies, que em sua maioria são desenvolvidos com todo o carinho para você.
Com o dinheiro de um jogo Triple A você poderia comprar 10 jogos ou mais indie e apoiar diversos desenvolvedores pequenos diferentes.
Com a baixa nas vendas, as grandes empresas obrigatoriamente precisam abaixar o valor de seus títulos.
O quê faz muitas outras abaixarem também para manter a concorrência do mercado.
E em um cenário onde tudo isso funcionasse perfeitamente, os preços cairiam e ficaria bom para todos.
Principalmente para os desenvolvedores indies, que receberiam mais investimentos e apoio dos jogadores.
Sem dúvidas, sabemos que essa é uma realidade bem distante, mas podemos começar por nós mesmos.
E com o tempo, todos juntos conseguiríamos melhorar e muito esse cenário.
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