11 de setembro de 1977
Nessa data estava começando uma nova era no mundo do entretenimento.
Foi nesse dia que o Atari foi lançado e apesar da popularidade, ele não foi o primeiro.
O Magnavox Odyssey foi o primeiro videogame do mundo, com seu lançamento no ano de 1972.
Ali começou um novo mercado a ser explorado e apesar desses jogos serem tão simples como o pong, eles também eram muito caros e muito complexos de serem feitos.
Isso acontecia pois tudo naquela época era muito difícil.
Os primeiros computadores ainda estavam aparecendo e você tinha que criar um jogo tão simples que ele tinha que ser menor que uma foto tirada por um celular hoje em dia.
Computadores razoáveis eram do tamanho de uma casa, portanto, imagina o investimento.
O avanço do mercado
Com o tempo, isso tudo foi ficando mais simples.
O computador foi evoluindo, investimentos foram feitos e grandes empresas foram criadas para desenvolver jogos.
Principalmente na década de 90, com o surgimento do playstation 1, que deu uma gama enorme de possibilidade para os desenvolvedores.
Os programas de computador mais complexos estavam aparecendo e com isso tudo se tornava muito simples.
O grande problema era, tudo isso era mais simples, mas não era tão acessível.
Somente grandes empresas tinham acesso a softwares sobre desenvolvimento de jogos.
Isso porque todas elas tinham que criar a sua própria game engine, um programa para criar e rodar jogos.
Apesar de tudo ser muito mais simples, ainda era muito caro e inacessível para o público em geral.
O surgimento das engines públicas
Com o intuito de propagar o desenvolvimento de jogos, muitas empresas começaram, na década de 2011, a tornar as suas engines públicas.
Muitas equipes surgiram com o intuito somente de criar uma game engine pública para qualquer um criar jogos.
Foi aqui onde começou a época de ouro no mundo do desenvolvimento de jogos.
Muitas engines pagas foram surgindo, mas também muitas gratuitas como: Unity, Godot, Game Maker Studio.
Todas elas permitiam qualquer um que tivesse um computador a criar seus próprios jogos.
Com isso, diversos cursos apareceram e ficou cada vez mais acessível para o público em geral.
O desenvolvimento indie nunca foi tão forte
6 jogos em 4 meses, essa foi a quantidade de jogos que eu lançei de março a junho de 2021.
E que fique claro, não estou dizendo isso para me gabar, mas sim para te mostrar como hoje é possível você fazer muitos jogos com tão pouco.
Eu não fui o único que lancei tantos jogos no 1º semestre de 2o21, conheço dezenas de estúdios que fizeram muito mais, a questão é, como isso é possível?
O fato é que as ferramentas para desenvolvimento de jogos nunca foram tão abundantes.
Diversos programas com milhares de funcionalidades.
Lojas com vários jogos prontos que você pode baixar e modificar do jeito que você quer.
Comunidades onde você pode conversar e tirar suas dúvidas com os mais experientes.
Tudo isso deixa tudo mais simples e acessível.
A CSJ Academy
Nós da CSJ Academy juntamos tudo que você precisa para criar seus próprios jogos do zero.
- Um curso com 12 módulos que vai te levar do zero até criar o seu primeiro jogo em poucos dias.
- Uma comunidade com mais de 1150 alunos para tirar suas dúvidas.
- Suporte 7 dias por semana com pessoas experientes que já tem estúdios de jogos montado.
- Diversos bônus como curso de game design, realidade virtual, monetização de jogos, animações 2D, multiplayer
- E ainda uma consultoria exclusiva com o Wenes Soares (APENAS PARA OS PRIMEIROS 100 ALUNOS)
Tudo isso e muito mais você pode conferir no link abaixo:
https://csjacademy.com.br/vagas-abertas-csj-yt-org/
Dê o próximo passo para começar a desenvolver jogos e ter a oportunidade de trabalhar com isso para o resto da sua vida.
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