Criar uma inteligência artificial para os inimigos nos jogos não é fácil, pois, existem alguns pontos que precisam ser considerados.
Porque precisa existir um balanço entre não ser tão fácil a ponto de não trazer desafio para o jogador.
E também não ser impossível, e suas ações precisam ser naturais a ponto de trazer um certo realismo ao personagem.
O Sistema Nemesis
A Warner Patentiou em 2016 o sistema de inteligência artificial Nemesis, usado nos games da franquia Terra Média.
E que sem dúvidas foi uma das IA mais famosas dos últimos anos para jogos Triple A, devido a sua versatilidade.
Pois, nesse sistema os inimigos vão se adaptando aos acontecimentos do jogo e ações do jogador.
E isso permite uma evolução drástica e diferentes possibilidades de acontecimentos a cada vez que o jogador jogar.
E trouxe a sensação de um mundo vivo, onde as coisas não dependem exclusivamente do player para acontecer.
E mesmo tendo fortes inspirações em Assassin’s Creed e Batman Arkham, com esse sistema o jogo teve um grande diferencial.
Nada será esquecido!
Realmente, para quem jogou a franquia fica com essa sensação de que nada é esquecido!
Pois, ao iniciarmos uma gameplay, esse sistema gera inimigos orcs aleatórios com habilidades e tipos randômicos.
Mas ao progredir do jogo, esses orcs adotarão características únicas com o interagir do jogador ao mundo.
E pode ser desde cicatrizes no corpo após uma batalha, até mudança de personalidade, vinganças, etc.
E mesmo entre eles existem interações que mudam a posição na hierarquia, habilidades, ou até criam traumas.
Porque, no game existe uma hierarquia de comando onde um orc pode desafiar outros para tomar seu posto.
E então o Nemesis gera eventos no mapa, onde com base no resultado o vencedor ganhará upgrades e mais confiança.
E o player ainda pode escolher interferir e matar ambos desafiantes ou favorecer um em específico.
Mas, cada orc pode fazer um número imenso de escolhas, desde atacar entre si até perseguir o jogador por vingança.
E muitas vezes enganando até a morte para isso, e retornar ainda mais forte e preparado para a sua missão.
Nemesis aplicada na Terra Média.
Esse sistema se destacou por guardar dados e gerar infinitas combinações dentro da história do jogo.
Pois, ele pode guardar a informação de alguns acontecimentos durante a batalha e reutilizar posteriormente.
Por exemplo, se fugirmos ao enfrentar um orc além de ele ganhar Skills ele pode futuramente recontar a situação.
E zombar do player por correr ao enfrenta-lo, ou até mesmo ficar aterrorizado ao te ver, por você ter matado um capitão na sua frente.
E o sistema ainda consegue trazer dados de orcs do primeiro jogo e recria-los ao jogar o segundo game da franquia.
Mas para isso ele usa os seus dados pessoais cadastrados no game anterior, trazendo assim orcs inimigos e aliados.
E isso traz ao jogador uma experiência na gameplay única, por ter infinitas formas de viver a história.
É uma pena que por ter sido patenteado, esse sistema não pode ser utilizado por outras desenvolvedoras.
A menos que façam uma parceria com a Warner, para assim aplicar todas as funcionalidades do Nemesis ao game.
Recentemete a Monolith e a Warner anunciaram o uso do sistema Nemesis no jogo da Mulher maravilha que está em desenvolvimento.
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