A Unreal Engine é uma das Game Engines mais poderosas do mercado quando o assunto são jogos Ultra Realistas.
E isso se deve a diversas técnicas de otimização que foram aplicadas de forma extremamente eficiente dentro da ferramenta.
E uma delas se chama Nanite , mas afinal o que de fato seria essa técnica?
O que é o Nanite?

O Nanite é uma tecnologia de renderização de geometria virtualizada introduzida na Unreal Engine 5.
E ele permite o uso de modelos 3D ultra detalhados em tempo real, sem exigir otimizações manuais por parte dos devs.
Ou seja, em vez de processar um objeto 3D inteiro, com milhares de polígonos, o Nanite carrega.
E renderiza apenas os detalhes visíveis, de forma automática, otimizando o desempenho de forma automática.
E seria uma solução mais eficiente do que a técnica de LODs, onde os desenvolvedores criam varias versões do mesmo objeto com poligonos.
Como Funcionava Antes do Nanite?

E antes do Nanite, era necessário otimizar modelos high-poly transformando-os em versões low-poly.
E essa técnica era conhecida com LOD (Level Of Detail), onde era exibido esses modelos conforme a distância.
Ou seja, quando mais perto mais detalhado, e quanto mais longe, esse modelo é trocado por outros com menos polígonos.
E combinados com Normal Maps que simulava detalhes e relevo ao imitar como a luz interagia com um modelo.
Além de outras técnicas como Displacement Maps, Culling, etc.
Como o Nanite Resolve Esses Problemas?

Com o Naninte não há mais necessidade de criar Normal Maps ou Displacement Maps.
E o sistema gerencia dinamicamente o nível de detalhe conforme a câmera se move, eliminando o LOD.
E não há mais a necessidade de manipular a visibilidade de objetos fora da tela, pois, o Nanite gerencia isso automaticamente.
Porém, você pode ainda importar e utilizar modelos detalhados sem otimizações adicionais.
Mas, o conceito é simples: use seu modelo high-poly como está! Sua malha será transmitida com a mais alta qualidade e resolução.
E isso seja a 1 mm da câmera ou a quilômetros de distância.
Este algoritmo é de fato simplesmente revolucionário.
E quando evitar?

E obviamente ele também não é perfeito e existem pontos que merecem atenção.
Pois, o Nanite ainda não suporta animações complexas, então personagens animados podem ser um problema.
E o Nanite brilha em PCs e consoles modernos, mas pode ser pesado para dispositivos mais limitados como Jogos mobile e hardwares fracos.
E também ainda existe uma certa dificuldade com objetos que precisam de interação física, como itens destruíveis.
Mas, o Nanite é uma excelente solução revolucionando a forma como os desenvolvedores lidam com modelagem 3D em tempo real.
E ele simplifica processos complexos, elimina a necessidade de otimizações manuais.
E permitindo usar modelos extremamente detalhados sem comprometer o desempenho.

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