Monetizar seus jogos, é essencial para transformar seu hobby em uma fonte de renda ou até em carreira.
Sejam jogos criados por diversão ou com o objetivo de trabalhar na área, por exemplo.
E entender as formas corretas de monetização pode abrir portas para o seu sucesso e de seus trabalhos.
Monetizar Jogos: Modelos
Existem diversas maneiras de se ganhar dinheiro com seu jogo, desde editais até trabalho por demanda.
Mas, dentre todas elas 3 se destacam por serem funcionais, amplamente utilizadas e principalmente, acessíveis.
E são elas: Premium , In-App Purchase e ADS, e todas tem vantagens e desvantagens, principalmente par desenvolvedores indies.
Monetizar Jogos: Premium (Jogo pago)
Esse é o formato mais conhecido e tradicional, onde o jogador compra o jogo e tem acesso a todo o conteúdo.
E é ideal para plataformas como Steam, Xbox e PlayStation, ou seja, praticada em plataformas digitais e consoles.
Pontos Fortes:
Uma das vantagens é que o lucro é imediato com a venda de cada cópia.
E atrai jogadores que preferem uma experiência completa sem interrupções ou microtransações.
E não exige sistemas complexos para monetização dentro do jogo.
Pontos Fracos:
Por ser o modelo mais comum exige diferenciação clara para justificar o preço frente a títulos concorrentes.
E sem expansões ou DLCs, a receita do seu jogo pode diminuir rapidamente após o lançamento.
Ou seja, o lançamento do jogo o ápice de vendas, e um erro pode ser fatal para a longevidade de vendas do jogo.
In-App Purchase (Compras dentro do jogo)
Os jogadores podem adquirir skins, fases, itens raros ou upgrades.
E é muito popular em jogos mobile e no PC, como na Google Play, App Store e alguns jogos Triple A da Steam.
E esse modelo é usado tanto em jogos freemium quanto pagos com transações adicionais.
Pontos Fortes:
Aumenta a receita ao longo do tempo, mesmo após o lançamento, desde que o jogo sempre traga atualizações de conteúdo.
E aqui ele pode ser gratuito ou de baixo custo inicial, atraindo mais público, que ainda assim pode ser lucrativo.
Pontos Fracos:
Jogadores podem resistir se as compras forem vistas como “pay-to-win”, então o balanceamento do jogo precisa ser excelente.
E requer planejamento para balancear a progressão natural e as vantagens das compras.
Outro ponto é que o game precisa de um público ativo e engajado para ser rentável, sendo indispensável uma comunidade.
ADS (Anúncios)
Com anúncios exibidos durante o jogo, desenvolvedores recebem conforme a exibição aumenta.
E funciona melhor em jogos gratuitos para mobile, muitas vezes combinado com In-App Purchases.
Por isso as melhores plataformas são Google Play e App Store, que abrangem um grande público nos dispositivos móveis.
Pontos Fortes:
Jogos gratuitos atraem muitos jogadores, e isso acaba aumentando a exibição de anúncios em seu game.
E também não exige que os jogadores gastem dinheiro diretamente no jogo.
E pode ser a monetização ideal para jogos casuais viciantes, fáceis de se desenvolver, e reter jogadores por longos períodos.
Pontos Fracos:
Quando mal planejado, os anúncios podem afastar jogadores, por quebrar a imersão constantemente.
E também a receita está diretamente ligada ao tempo que os jogadores passam no jogo.
E sendo assim é necessário ter uma grande base de jogadores para gerar receita significativa.
Escolher a forma correta para monetizar jogos não deve ser uma decisão de última hora.
Pois, ela deve fazer parte do planejamento inicial do jogo e estar alinhada com a plataforma onde será publicado.
Afinal a Steam, Google Play e consoles têm públicos com hábitos diferentes, e seu produto deve levar isso em conta!
Porém antes de monetizar um jogo você precisa criar um certo?
Aprenda a criar seu primeiro jogo em poucos dias, saindo do zero, sem experiência e por um preço extremamente baixo?
Veja esse vídeo logo abaixo que vou te contar mais sobre essa oportunidade!
Seja o primeiro a comentar.