Monetização de jogos é um assunto extremamente importante, para quem sonha viver da renda dos seus jogos.
Muitas pessoas criam jogos apenas por Hobby, e não há problema algum, nesta escolha.
Mas os jogos podem se tornar facilmente uma renda extra no fim do mês, e até um trabalho fixo.
Por isso, saber monetizar um jogo é importante, tanto por Hobby, quanto para trabalhar na área.
Crescimento Profissional
O mercado de jogos é um dos maiores do mundo, e isso gera milhares de oportunidades em diversos países.
E monetizando seus jogos, você abre as portas para a sua carreira profissional, atraindo infinitas oportunidades.
E que incluem você conseguir viver exclusivamente da renda dos seus jogos e até mesmo, buscar oportunidades em estúdios maiores.
Pois, atualmente, com o crescimento da internet, existem diversas plataformas que permitem você comercializar variados produtos, incluindo jogos.
E cada plataforma tem suas particularidades, vantagens, desvantagens e principalmente modelos de negócios.
E com base na forma de monetização do seu jogo, você poderá filtrar melhor, e encontrar qual plataforma você irá trabalhar.
E você pode monetizar seu jogo no formato Premium, In – App Purchase e ADs.
In-App Purchase
Nesse modelo, você cria seus jogos e disponibiliza a realização de compras dentro do seu jogo.
Pois, o jogador, tem a possibilidade de comprar Skins, novas fases, upgrades para os personagens, itens raros, etc.
E esse modo de monetizar também é muito conhecido como microtransações, muito comum em jogos como Fifa, GTA 5, etc.
Quais locais combinam com In-App Purchase
Esse modelo é bastante comum de se ver tanto em plataformas mobiles, como App Store e Google Play.
E em lojas focadas em jogos para desktop, como a Steam e Épic Games, por exemplo, em jogos Triplo A .
E podendo ainda ser um jogo Freemium, onde você não paga pelo jogo, mas paga nas transações.
E até jogos onde se paga na compra do game e também em transações.
Premium
Este é o mais conhecido e também o mais adotado por desenvolvedores, principalmente indies que estão iniciando a carreira no mercado.
E aqui é a maneira tradicional onde você paga uma vez, e recebe todo o conteúdo do jogo.
E também existem jogos que trazem expansões, conhecidas como Dlcs, no mesmo formato.
Pois pagando mais um determinado valor, seu jogo recebe conteúdos adicionais e mais atualizações.
Quais locais combinam com Premium
Esse modelo de monetização pode ser encontrado em praticamente todas as plataformas também.
Mas funcionam melhor em consoles como Playstation, Xbox, e também lojas focadas em jogos para computadores, como a Steam.
Pois, são plataformas já projetadas para favorecer as vendas de jogos neste modelo de negócio.
ADS
Já monetizando seus jogos através do Ads, você estará permitindo a realização de anúncios dentro do seu game.
E dessa forma você receberá do patrocinador do anúncio, proporcionalmente ao desempenho do seu jogo.
Ou seja, quando mais anúncios forem exibidos, mais você receberá.
Jogos como Angry birds, por exemplo, conseguem fazer muita grana através do Ads.
Quais locais combinam com ADS
Este modelo de negócio está fortemente presente em plataformas mobile, como Google e App Store.
Pois, usuários dessas plataformas, não possuem muito costume de pagar por jogos premium, como na Steam, por exemplo.
Então a melhor estratégia, é disponibilizar gratuitamente o seu jogo, e monetizar através anúncios, aliado ao usa de In-App Purchase.
Qual a melhor monetização para meu jogo?
Está não é uma escolha que se faz após concluir o desenvolvimento do seu jogo, mas sim, no planejamento dele.
Pois, a resposta para essa pergunta está ligada com a escolha da plataforma, na qual você irá publicar seu trabalho.
Dessa forma, você conseguirá identificar qual o estilo de monetização, funcionará melhor na Stem, e qual funciona na Google Play.
Crie produtos físicos para seus jogos!
Outra opção que sai da área digital, seria criar produtos físicos para seu jogo.
Pois, uma vez que seu jogo tenha uma boa comunidade, certamente eles comprariam produtos relacionados ao seu game.
E aqui as possibilidades são infinitas podendo vender copos personalizados, camisetas, bonés.
E até livros que contam mais sobre seu jogo, ou que tragam curiosidades a respeito dele.
Saber monetizar seus jogos é extremamente importante, caso queira seguir carreira como desenvolvedor de jogos.
E se você se interessou no assunto, deixaremos abaixo um vídeo com mais 50 formas de monetizar seus jogos:
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