Criar um jogo de estilo metroidvania é o sonho de muitos desenvolvedores iniciantes.
No entanto, como um desenvolvedor indie iniciando sua jornada, encarar esse desafio pode se transformar em uma jornada árdua demais.
Vamos explorar os principais desafios que você pode enfrentar ao embarcar nessa missão.
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Escopo Longo e Desgastante
O gênero é marcado por exploração não linear, progressão baseada em habilidades e mapas interconectados.
E Metroidvanias exigem mapas vastos e bem interligados, onde cada área precisa ser projetada com propósito.
E a adição de habilidades desbloqueáveis que transformam a experiência do jogador também aumenta a complexidade do desenvolvimento.
Por isso, é fácil subestimar o escopo de um projeto assim, principalmente se for um dos seus primeiros jogos.
Pois, para desenvolver um metroidvania, você pode precisar de anos de trabalho, equilibrando arte, narrativa, level design e mecânicas.
E sem uma equipe experiente ou um orçamento considerável, o risco de não conseguir finalizar o jogo é alto.
A Busca por um Diferencial chamativo
O mercado de jogos metroidvania está saturado, com novos lançamentos surgindo regularmente.
E apenas replicar a fórmula clássica de exploração e progressão não será mais suficiente para capturar a atenção dos jogadores.
E infelizmente hoje, precisamos trazer algo único e memorável para o seu projeto.
Seja uma mecânica inovadora, ou uma abordagem criativa à narrativa, encontrar esse diferencial é crucial.
E desenvolver algo novo é um processo de tentativa e erro que demanda criatividade e tempo.
Entretanto, inovar no gênero exige coragem, porque você estará lidando com as expectativas de um público exigente.
A Sombra de Hollow Knight
O sucesso esmagador de Hollow Knight definiu um padrão altíssimo para os jogos do gênero.
E como desenvolvedor indie, você inevitavelmente verá seu projeto sendo comparado a ele.
E jogadores esperam mundos tão ricos, combates tão desafiadores e visuais tão marcantes quanto os de Hollow Knight.
Mas, o agravante é que esse jogo acertou em todos os aspectos como história, desafios, diversão, exploração, etc.
E isso faz com que a grande maioria dos jogos Metroidvanias atuais se tornem medianos ou ok, ao serem comparados.
E essa comparação pode ser desmotivadora, mesmo que seu jogo tenha méritos próprios.
Pois, ele pode ser injustamente ofuscado pela expectativa de que todo metroidvania indie seja um novo Hollow Knight.
Por isso é importante aceitar que nem todos apreciarão o seu projeto, e certamente criticas virão.
Um Desafio Arriscado, mas Possível
Criar um metroidvania como desenvolvedor indie iniciante é um projeto ambicioso, arriscado e frequentemente longo.
E as chances de atingir o sucesso comercial são baixas, especialmente em um mercado saturado e com um público.
No entanto, se você ama o gênero e está disposto a enfrentar esses desafios, comece pequeno.
E mantenha o foco em um diferencial, buscando sempre aprender e evoluir.
Uma dica seria tentar criar jogos de plataforma menores, que é um estilo semelhante a metroidvania, mas menos complexo.
E quanto acertar em um projeto bem-sucedido, evolua ao poucos lançando conteúdos para ele.
Até chegar a um metroidvania mais ambicioso, assim você evoluirá em conhecimento técnico.
E poderá construir uma base solida com orçamento adequado e uma equipe profissional qualificada.
Lembre-se: comece pelo possível e construa o impossível.
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