Métodos, a princípio pode ser algo confuso de se compreender para um iniciante.
Pois, quando iniciamos no desenvolvimento de jogos, e principalmente na parte de programação, é comum ficarmos perdidos.
E, logo de cara nos deparamos com diversos termos complexos e que são necessários para o funcionamento básico de um script.
O que são Métodos?
Como sabemos a base da criação de um script se inicia na declaração de variáveis, que armazenarão valores para nós.
Mas, precisaremos dizer para o script o que fazer com esses valores, quando modificar, e quando irão ser utilizados, etc.
E para isso precisaremos dos Métodos, para organizar melhor nosso código e também ditar determinadas ações.
Então podemos entender que eles são um conjunto de instruções que criamos para realizar determinadas ações.
E podem ser chamados de Funções também, uma vez que temos a liberdade de personalizar métodos.
E por padrão a Unity já nos traz 2 métodos criados, o Start e o Update, e cada um deles tem sua função específica.
Pois, o Start é chamado 1 vez ao iniciar o jogo, e suas instruções são lidas antes do método Update.
E dessa forma ele é muito utilizado para inicializar variáveis e setar seus valores iniciais.
Mas, o Update apesar de ser lido após o Start, ele será chamado e executado a cada frame de jogo.
E assim ele é lido a todo instante, diferente do Start que é chamado 1 vez apenas.
Por isso, o Update é muito útil para executarmos toda a lógica restante do Jogo.
Métodos Personalizados
Então já que por padrão recebemos dois métodos, podemos utilizar apenas eles para criarmos nossos scripts?
E a resposta é não, pois, temos a liberdade de criarmos nossos próprios métodos personalizados.
E é dessa forma, que podemos criar as diferentes mecânicas existentes em nossos jogos.
Pois, criamos Métodos personalizados responsáveis por diferentes funções dentro do game.
Por exemplo, podemos ter um método Jump, responsável pelo pulo, Run para correr, walk para andar, etc.
E com métodos específicos para cada ação, por consequência, nosso código se torna até mais organizado.
Vantagens dos Métodos
A primeira grande vantagem é na organização do nosso código, nomeando os métodos corretamente.
E dessa forma, grupos de comandos e instruções, se encontrarão dentro do método responsável por tal ação.
E assim se houver um problema no pulo, por exemplo, sabemos que o seu Método responsável é o Jump.
E outra grande vantagem é podermos exigir atributos específicos em cada Método, e que será usado apenas ali.
Por exemplo, em um método Hit, podemos pedir um valor para esse Hit por padrão.
E dessa forma, sempre que esse método for chamado, ele exige um valor de dano que será retirado da vida.
E isso faz total sentido aqui além de facilitar demais, pois, basta chamar o Método e passar o valor.
E as instruções dentro do método Hit, farão toda a lógica de retirar o valor recebido da vida.
E assim os métodos nos dão uma liberdade criativa gigantesca para criar qualquer tipo de sistema complexo necessário.
Em resumo essa é uma visão básica de todo o potencial dos métodos, pois, podemos fazer diversas coisas mais complexas.
Mas, se você está iniciando agora, aos poucos irá entendendo melhor, tudo que é possível fazer com os eles.
E para você que quer aprofundar mais, deixaremos abaixo um vídeo bem completo sobre o assunto.
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