O mercado de desenvolvimento de jogos sempre foi uma área muito lucrativa e que teve a capacidade de se manter em crescimento até mesmo passando por um momento de crise mundial, como o que viemos passando nos últimos anos.
Devido a essa e muitas outras particularidades, o mundo do desenvolvimento de jogos tem atraído a atenção de muitos investidores e até mesmo de novos profissionais para a área.
O grande crescimento no Brasil
O crescimento desse setor nos últimos três anos, foi o suficiente para colocar o Brasil como um dos países referência na América Latina, e para o ano de 2021, segundo as estatísticas, ele tem o potencial para lucrar US$ 2 bilhões, deixando assim o país na 12ª posição dos maiores faturamentos do mundo.
A plataforma que prevalece aqui é a mobile, com 47% dos jogadores brasileiros, depois os consoles com 29% e por último o pc com 24% dos jogadores. Tendo como gênero mais popular o Battle Royale (Jogos de sobrevivência), como Free Fire e Fortnite.
Qual o motivo por trás desse crescimento?
Podemos apontar diversos fatores que justificariam, mas, no fim das contas é a soma de todos eles que estão contribuindo para esse grande crescimento.
O Brasil, de fato é um país enorme, com um número populacional muito alto se comparado aos demais países, isso por si só já influencia nos números. Porém, aqui desde a infância, temos a paixão pelos jogos digitais que levaremos para a vida toda, pois os jogos sempre nos trarão a nostalgia e as lembranças de uma época onde nos reuníamos com os amigos nas antigas Lan Houses para jogar títulos como Super Mario, Gta, Counter Strike, entre muitos outros consagrados no mercado de jogos.
Com a evolução das tecnologias aplicadas nos jogos, trazendo a cada ano mais e mais realismo, imersão, mecânicas inovadoras, foi possível atrair desde o público mais antigo, até as crianças de hoje em dia, fazendo todos se apaixonarem e até viciarem em jogos digitais.
Segundo uma pesquisa recente feita pela Prota Games, onde foram ouvidas 4.100 pessoas, 51% dos gamers passam mais de 20 horas semanais em média jogando seu game favorito. Outros 20% afirmaram jogar cerca de 5 a 10 horas, 10 % jogam 10 a 15 horas, e apenas 9% disseram jogar até 2 horas.
A pandemia também teve um papel direto na contribuição, visto que forçou todos a passarem mais tempo em casa do que a rotina normal, e a melhor forma de se divertir que muitos tiveram, foi recorrer aos jogos digitais, causando um aumento nas vendas significativamente superior aos anos anteriores.
Com isso, houve aumento também no consumo de vídeos relacionados a jogos, seja acompanhando os streamers ou até mesmo o conteúdo relacionado diretamente ao desenvolvimento de jogos como cursos, devVlogs, podCasts, em geral tudo que gira em torno do mundo dos jogos passou a ser mais consumido nesses últimos anos.
Investidores de olho no mercado de jogos
Com os números e projeções apontando para um crescimento ilimitado para o mercado de jogos, novas vagas de emprego em diversos setores do gameDev, vem surgindo a cada dia, e muitos investidores já estão investindo muito dinheiro para patrocinar o surgimento de mais e mais studios capacitados para produzir os melhores jogos e bater de frente com os grandes studios conhecidos pelo mundo.
Recentemente, um investidor de peso resolveu entrar de cabeça e abraçar os projetos que ainda estão nascendo. A Gigante Magalu resolveu entrar como publisher e financiar projetos e títulos que ainda não foram lançados ou até mesmo que estão em fase de desenvolvimento.
A empresa abriu um edital público onde 3 dos selecionados receberão um investimento de até R$ 100 mil aos projetos!
Eles estão apostando em jogos “hipercasuais” estilo Candy Crush, para serem acessados nas lojas de aplicativos dos smartphones, como iPhone e Android, e que têm uma certa simplicidade na narrativa.
“São games de curta duração para jogar no ônibus, por exemplo, e que têm um tempo de desenvolvimento menor”, explica Thiago Catoto, diretor do Luiza Labs.
Oportunidades de emprego
Com base em todos esses dados e notícias, pode-se dizer que o mercado de jogos irá precisar de uma demanda de profissionais muita alta nos próximos anos.
Então, se você tem interesse em entrar nesse ramo e trabalhar diretamente ligado ao gamedev, sem sombras de dúvidas, você precisa começar agora mesmo seus estudos e desenvolver suas habilidades para as oportunidades baterem na sua porta.
Mas, existem alguns passos importantes a serem dados e vamos lhe dar algumas dicas valiosas aqui para o seu progresso ser o mais rápido possível.
Primeiramente, você vai precisar escolher em qual parte do desenvolvimento de jogos você irá atuar e focar seus estudos, as possibilidades aqui são diversas, programação, pixel art, modelagem, sound designer, game designer,enfim, você poderá atuar em uma ou em várias áreas diretamente ligadas ao desenvolvimento de jogos!
Depois disso, você vai precisar de um bom curso para te ajudar a dar passos largos no seu aprendizado, deixamos aqui recomendado os nossos cursos fornecidos na plataforma da CSJ Academy que são de extrema qualidade.
Porém, se você não dispõe de grana no momento para investir no seu conhecimento, você pode também nos seguir no nosso canal do youtube “Crie seus jogos”, ou nas redes sociais para sempre receber dicas e tutorias que com certeza vão te ajudar muito seu desenvolvimento.
E por último, a dica de ouro, crie redes sociais para divulgar o seu aprendizado, a sua evolução e principalmente para as pessoas te encontrarem mais facilmente, isso pode te trazer diversas oportunidades, tanto para frelancers quanto trabalhos fixos, servindo como um bom portifólio.
Além do fato de te ajudar a se manter focado em seus estudos e sempre produzir conteúdos para suas redes sociais. Com isso, você também vai incentivar muitas outras novas pessoas a se interessarem mais pelo desenvolvimento de jogos.
Em resumo, não dá pra dizer ao certo o quanto esse mercado tende a crescer ainda, mas sabemos que ele está muito longe de estar em seu auge e quando isso acontecer, você precisará estar muito bem preparado profissionalmente para abraçar as melhores oportunidades que irão surgir.
Sem dúvidas, em um futuro não muito distante, o Brasil será uma potência mundial no desenvolvimento de jogos e poderá ter grandiosos studios produzindo diversos games Triple-A.
E você, está esperando o que pra começar? Quem sabe um studio desses não pode ser o seu!
Vamos abrir uma baita porta de entrada agora para você , basta acessar esse Link logo abaixo!
Conheça nosso curso completo de desenvolvimento de jogos na Unity, clicando aqui nesse texto!
Ou assista a um vídeo review completo sobre ele logo abaixo!
Seja o primeiro a comentar.