Uma das sensações mais nostálgicas é começar um jogo, e imergir em um mundo cheio de segredos e mistérios.
Pois, a sensação de estar perdido e a cada passo um novo desafio ser apresentado, agrada demais o jogador.
E essa sensação é muito bem explorada em jogos, estilo MetroidVania, onde se perder é recompensador.
Mecânicas comuns em MetroidVanias
Em jogos desse estilo, normalmente o mundo é aberto, ou seja, o jogador é livre para explorar onde quiser.
Porém, isso traz um problema, pois, o jogador poderia ir direto para o fim do Game, ou partes muito difíceis.
Mas, para controlar o avanço do jogador, os level Designers bloqueiam determinadas áreas do mapa.
E assim permitindo o avanço do jogador, apenas quando determinadas quests ou habilidades sejam adquiridas.
Pois, o avanço do jogador pelo mapa e pela história do jogo, fica controlada de forma natural.
E existem algumas habilidades comumente usadas em jogos MetroidVania, que auxiliam nesse controle.
E que podem te ajudar a ter um domínio melhor na progressão do jogador, em seu mundo aberto.
Double Jump
Normalmente uma das primeiras mecânicas a serem liberadas para o jogador e que melhora sua movimentação base.
Pois, com essa habilidade o jogador passa a ter a possibilidade de executar um ou mais pulos extras.
E assim ter acesso a áreas do mapa, que antes eram inalcançáveis com apenas um pulo, devido a sua altura.
Mas essa habilidade ainda pode ser muito útil também para atravessar longas distâncias com saltos.
Ou até mesmo em momentos de batalhas e esquivas, contra inimigos que estejam no chão.
Dash
Essa mecânica é uma das mais adoradas pelos jogadores devido a sua extrema utilidade em gameplay.
Pois, o Dash é um impulso rápido, para frente, podendo ser executado no chão ou no ar.
E é muito útil para esquivas, percorrer grandes distâncias, mais mobilidade no ar, útil em batalhas, etc.
E essa mecânica pode ser conquistada de forma completa ou em partes, dividida em Dash no chão e aéreo.
Sendo essa, uma decisão a ser tomado pelo level Designer, por exemplo, a depender do seu game.
Mas existe ainda uma variação que pode ser usada, conhecida como Back Dash, que seria um impulso para trás.
E está variação acaba sendo mais útil em batalhas para executar esquivas rápidas, evitando ataques e armadilhas.
Wall Jump e Wall Sliding
Estas mecânicas normalmente precisam ser usadas em conjunto, para funcionar bem ao jogador.
Pois, com o Wall Sliding, o jogador consegue a habilidade de se agarrar nas paredes do cenário.
E podendo em alguns casos, escorregar lentamente nelas, ou até mesmo ficar fixo no local em que agarrou.
E com isso, é possível executar o Wall Jump, onde literalmente você pula de uma parede para a outra.
Ou seja, combinando estas duas mecânicas o jogador tem a liberdade para escalar as paredes do game.
E trazendo diversas vantagens de movimentação para exploração, para batalhas, para evitar perigos, fugir de inimigos, etc.
Parry
Está mecânica dentre as citadas, é a menos comum de se ver em MetroidVanias, mas que pode frear o avanço do jogador.
Pois, mesmo sendo mais usada para batalhas, ela pode ser facilmente ajustada para interagir com o cenário.
Isso porque o Parry consiste em você defender um ataque precisamente no tempo em que ele iria te acertar.
E quando você acerta esse tempo, além de não tomar o Dano, você devolve esse ataque em quem atacou.
Porém, uma adaptação seria, você devolver uma bola de fogo arremessada em sua direção por uma estátua.
E ao voltar o ataque, ele simplesmente destruir a estatua e a parede, e assim abrir uma passagem secreta.
E liberar novas áreas impossíveis de serem acessadas antes de adquirir está habilidade.
Pois, é comum esse ataque refletido ser devastador com danos absurdos, e dependendo até em área.
Sem dúvidas existem muitas outras mecânicas que ajudam demais no sentido de limitar um pouco o jogador.
E trazer um avanço progressivo a ele, inclusive você pode até criar suas próprias mecânicas para isso.
Mas lembre sempre que mecânicas com essas funções precisam também ser úteis posteriormente aos jogadores.
Trazendo uma nova cara e identidade ao seu Metroidvania, então sempre busque um sentido a mais para as mecânicas dos teus jogos.
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