Marketing parece ser um trabalho totalmente afastado do desenvolvimento de jogos.
Mas por incrível que pareça, ele é fundamental para ajudar no sucesso de um jogo, e você desenvolvedor indie precisará.
Porém, neste artigo vamos te dar 5 dicas, para te ajudar na divulgação efetiva do seu jogo!
Marketing : Crie um Trailer Impactante

Um trailer bem produzido é crucial para chamar a atenção do público-alvo.
E no trailer do seu jogo mostre as características únicas que ele contém, seja jogabilidade, mecânicas, gráficos, etc.
E certifique-se de que o trailer transmita a essência do jogo e desperte o interesse dos espectadores.
Mas um grande erro é criar um trailer extenso demais, seja o mais objetivo possível, demonstrando, o principal do jogo.
Na Steam, por exemplo, podemos colocar 2 trailers em destaque a frente das imagens.
E é essencial que o primeiro seja extremamente dinâmico, cheio de cortes, e mostrando muita ação.
Ou seja, a cada 3 a 5 segundos, corte a cena, e mostre o que você tem de melhor na gameplay do seu jogo.
E esse trailer deve ter entre 30 segundos a no máximo um minuto e meio, para realmente prender o jogador.
E já no segundo você pode cria-lo mais longo de certa forma, mostrando com um pouco mais de calma.
Mas, lembre sempre que os trailer precisam ter o que há de melhor no seu jogo para demonstrar.
Marketing: Utilize as Redes Sociais

As redes sociais são uma ferramenta poderosa para promover seus jogos.
Então, identifique os canais onde seu público-alvo está mais presente e concentre seus esforços nesses espaços.
E mantenha uma presença ativa, compartilhando conteúdo relevante.
Como, por exemplo, capturas de tela, vídeos dos bastidores do desenvolvimento e atualizações sobre o jogo.
Porém, muito esperam o jogo estar quase pronto para se preocupar com a divulgação dele.
Mas, isso pode ser um grande erro, pois, você pode formar uma comunidade em torno do jogo enquanto o desenvolve.
Pois, os jogadores gostam de acompanhar a evolução do projeto, e até mesmo se apegam ainda mais ao projeto.
E assim a comunidade sentirá que fez parte do desenvolvimento do seu jogo também!
Parcerias estratégicas

Estabeleça parcerias com influenciadores, streamers e outros desenvolvedores de jogos.
E que possam ajudar a promover seu jogo para seus públicos.
Por exemplo, incluindo colaborações em conteúdo, participação em eventos conjuntos.
E até mesmo integrar elementos de outros jogos populares em seu próprio jogo para atrair os jogadores dessas comunidades.
Pois, existem públicos gigantescos que acompanham influenciadores e que jogam os mesmo jogos que eles devido a essa admiração.
Mas, principalmente foque em encontrar streamers que gostem do estilo de jogo que você está criando.
E assim você conseguirá alcançar um público com um interesse alinhado ao que o seu jogo tem para entregar!
Participe de Eventos e Conferências:

A participação em eventos da indústria, pode ser uma excelente oportunidade para promover seu jogo.
E assim prepare uma apresentação cativante eleve: posters, pelúcias, cartazes, cartões com links para a página na Steam, etc.
E principalmente tenha uma “Demo” jogável disponível para que os participantes possam experimentar o jogo em primeira mão.
Além disso, aproveite esses eventos para fazer networking com outros desenvolvedores e membros da imprensa.
Pitch de Divulgação

Muitos desenvolvedores nem sequer conhecem o termo “Pitch”, e sem isso você não conseguirá Publishers para seu jogo.
Pois, um “Pitch” é uma apresentação curta e convincente, que mostram de foram clara o que é o seu jogo.
E inclui informações sobre os desenvolvedores e suas experiências, objetivo do jogo, mecânicas, demo, necessidades, custos, etc.
E os desenvolvedores fazem para transmitir a essência do jogo a potenciais investidores.
Pois, com ela é possível destacar os pontos fortes e despertar o interesse deles para conhecer seu projeto.
E resumindo quanto mais claro e convincente seu Pitch for, mais chances você terá de conseguir parcerias com Publishers e investidores.
Ao implementar essas estratégias de marketing, você estará em uma posição melhor para divulgar seu jogo.
E principalmente de forma muito mais eficaz, que facilite seu trabalho a alcançar o sucesso desejado.
Saindo muito a frente de outros desenvolvedores que simplesmente criam o jogo e os lançam sem divulgação nenhuma!
Veja o vídeo logo abaixo para mais dicas:
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