Uma das coisas de mais difícil acesso são os livros sobre desenvolvimento de jogos.
Existem muitos, porém, a grande maioria dos livros são estrangeiros e não tem tradução para o Brasil.
Nesse artigo, nós citaremos alguns livros famosos e bem reconhecidos no mercado de jogos, que vão te ajudar nessa caminhada.
1 – Sangue, suor e pixels
“É que fazer um jogo é como construir um edifício durante um terremoto. Ou tentar conduzir um trem enquanto uma pessoa fica correndo na sua frente colocando os trilhos enquanto avança.”
O s bastidores da criação e desenvolvimento de jogos de videogame são tão desafiadores e complexos quanto os jogos em si, como um labirinto infinito ou um abismo sem fundo. Examinando alguns dos jogos mais bem-sucedidos e falhas mais infames do mercado de games, Jason Schreier imerge os leitores no inferno que é o processo criativo que se transforma em entretenimento.
Sangue, suor e pixels é uma jornada em busca do sucesso, mas também uma homenagem aos entusiastas dedicados e heróis sem nome que escalam montanhas e enfrentam epopeias perigosas na vida real para criar os melhores jogos de todos os tempos.
2 – Design de games: Uma abordagem prática
Neste livro, você encontrará uma introdução prática e completa à arte do design de games, começando com uma exploração do que é um game e um design de game. A partir daí, explorará as habilidades de que precisa para ser um designer de games e aprenderá quando e como usá-las. Você mergulhará nos detalhes práticos de diversas questões vitais de design de games, incluindo como equilibrar a mecânica de um jogo, o que é risco-recompensa e como escalonar desafios. Ao longo do caminho, aprenderá uma linguagem de script, Lua, e trabalhará com um game de exemplo à medida que testa e explora os conceitos de design de games discutidos. Esta obra está repleta de insights e dicas valiosas necessários para dominar a arte do design de games, incluindo uma variedade de barras laterais escritas por alguns dos principais designers de games da indústria.
Design de Games – https://amzn.to/3AdhJKx
3 – Regras do jogo: Fundamentos de Design de Games (1,2,3 e 4)
O designer que ler este livro encontrará uma discussão bem diferente das habituais acerca dos fundamentos do design de jogos: a conversa aqui é lúcida, abrangente e ao mesmo tempo profunda. A metodologia empregada pelos respeitados autores Katie Salen e Eric Zimmerman permite sua leitura por foco de interesse, como disciplinas que constroem um todo que é o design de jogos. Essa abordagem única decorre do fato de os autores serem também eles designers de jogos. Este Volume 1 – Principais Conceitos tem como temas a interação lúdica significativa, o design, os sistemas, a interatividade, a definição de jogos e de jogos digitais, o circulo mágico e os esquemas primários.
Regras do Jogo 1 – https://amzn.to/3w6whZs Regras do Jogo 2 – https://amzn.to/3hlFmrR Regras do Jogo 3 – https://amzn.to/2UUqU2w Regras do Jogo 4 – https://amzn.to/3hjz1gG
4 – Level UP: um Guia Para o Desenvolvimento de Grandes Jogos
Level Up foi escrito com todos os níveis de designers de jogos em mente. Mais de 400 desenhos ilustram os conceitos de design e armadilhas comuns do design de jogos, tornando Level Up um guia indispensável para designers de jogos tanto no “campo” quanto na sala de aula. Aprenda como: – criar o que os jogadores querem; – dar vida a personagens cativantes (e jogáveis); – construir níveis de jogos que contam estórias e desafiam os jogadores; – fazer o design de tudo desde os controles, as cenas de cortes, até os combates; – estruturar seus documentos de designem que brilhem; – apresentar seus jogos como os profissionais.
Level Up – https://amzn.to/3x74sBj
Quer aprender a desenvolver jogos?
Se inscreva em nosso workshop gratuito:
https://csjacademy.com.br/captura-workshop-criando-jogos-org-ig/
Seja o primeiro a comentar.