A leitura de livros sobre desenvolvimento é uma prática valiosa para nós desenvolvedores.
Pois, isso nos oferecerá uma combinação de aprendizado teórico e prático, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades sólidas.
E dessa forma a nossas opções para desenvolver soluções para os problemas encontrados crescem exponencialmente.
Livros: Solução de Problemas
Muitos livros são projetados para ajudar os desenvolvedores a enfrentar desafios específicos, ou seja, resolver problemas.
E, em geral, eles fornecem soluções práticas para problemas comuns que podemos ou não enfrentar.
E essas soluções podem economizar seu tempo e esforço na resolução de problemas no futuro, além de te ajudar aumentar ainda mais seu conhecimento na área.
Livros: Level Up
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Com mais de 450 páginas, a livro oferece uma progressão gradual nos conceitos do Level Design aplicados em jogos.
Com ilustrações atrativas e insights práticos sobre criação de histórias, GDD, design de personagens, mecânicas de jogo.
E até mesmo conceitos avançados como jogos MMORPGS e cinemáticas, o livro dá uma ampla visão de todo o processo de desenvolvimento de um jogo.
Livros: The Art of Game Design: A Book of Lenses, Third Edition
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O livro guia o leitorpelo processo de design dos jogos, explicando os princípios fundamentais do design de jogos.
E demonstra como táticas usadas em jogos clássicos de tabuleiro, cartas e esportes que também funcionam em jogos de vídeo de alta qualidade.
Explicando que um bom design de jogo ocorre quando você visualiza seu jogo por tantas perspectivas quanto possíveis.
Regras do Jogo (1, 2, 3, 4)
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Esta é uma sequência de 4 livros que oferecem uma abordagem única, pratica e profunda sobre os fundamentos do design de jogos.
Os autores, Katie Salen e Eric Zimmerman, ambos designers de jogos, apresentam uma metodologia que permite a leitura por foco de interesse.
E abordam disciplinas como interação lúdica, design, sistemas, interatividade, definição de jogos e jogos digitais, além do círculo mágico e esquemas primários que se integram no design de jogos como um todo.
Sangue, Suor e Pixels
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Este é um livro mais motivacional para os desenvolvedores, pois, ele explora os bastidores desafiadores e complexos da criação e desenvolvimento de jogos.
E o livro é praticamente uma jornada em busca do sucesso, uma homenagem aos entusiastas dedicados.
E heróis anônimos que enfrentam desafios monumentais para criar os melhores jogos de todos os tempos.
Programming Game AI by Example
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O livro guia o leitor no processo de design, programação e implementação de agentes inteligentes para jogos usando a linguagem de programação C++.
Mas, as técnicas abordadas incluem comportamento baseado em estado e objetivo, comunicação entre agentes, comportamentos de direção individual e em grupo, IA de equipe, teoria dos grafos.
E também busca, planejamento de caminho e otimização, gatilhos, script, máquinas de estados finitos scriptadas, modelagem perceptual, avaliação de objetivos, arbitragem de objetivos e lógica difusa.
Game Programming Patterns
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Aqui é abordado o maior desafio enfrentado por muitos programadores de jogos: concluir seus projetos.
Pois, o livro, reúne padrões comprovados para desembaraçar e otimizar o código do seu jogo, permitindo que você escolha os padrões específicos de que precisa.
E você aprenderá a escrever um loop de jogo robusto, organizar suas entidades usando componentes e aproveitar o cache da CPU para melhorar o desempenho, explora como motores de script codificam comportamentos, e como padrões de design clássicos podem ser aplicados em jogos.
Design de Games: Uma abordagem Prática
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O livro aborda as habilidades essenciais para se tornar um designer de games, detalhando questões cruciais como equilibrar mecânicas.
E compreender o conceito de risco-recompensa e a escalonagem de desafios.
E durante o percurso, o leitor terá a oportunidade de aprender Lua, uma linguagem de script, e aplicar os conceitos de design explorados em um exemplo de jogo prático.
O Herói de Mil Faces
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O livro destaca que figuras como Apolo, Thor, Buda e outros protagonistas representam diferentes faces de uma mesma história.
Pois, Joseph Campbell, nos ajuda a entender como as histórias possuem narrativas que partem de diversos princípios básicos de uma jornada “perfeita”, de evolução e construção de um personagem.
E seu clássico, é essencial para compreender o monomito da jornada do herói, que nos ajuda a criar nossas próprias histórias.
Rules of Play: Game Design Fundamentals
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O livro destaca a importância dos jogos na cultura pop, comparando-os à relevância do cinema e televisão.
E os autores apresentam um modelo unificado para analisar diversos tipos de jogos, desde jogos de tabuleiro e esportes até jogos de computador e vídeo.
E atuando ativamente na cultura de jogos, eles abordam o livro como um catalisador para inovação, repleto de novos conceitos, estratégias e metodologias para criar e compreender jogos.
Game Feel: A Game Designer’s Guide to Virtual Sensation
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O livro revela que “Feel” é como uma linguagem oculta no design de jogos que ainda não foi completamente articulada.
Porém abordando tópicos como o papel do som na atmosfera do jogo, como as pessoas percebem as coisas e uma breve história do “Feel” nos jogos.
E mostrando como a compreensão do “Feel” tende a ser negligenciada, embora o “Feel” de um jogo seja fundamental para o sucesso dele.
Manual de animação
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Este livro compartilha os segredos dos mestres da animação, utilizando centenas de desenhos para criar um sistema funcional.
E fornecendo princípios fundamentais aplicáveis a animadores de todos os níveis, desde iniciantes à especialistas, e dos métodos clássicos aos modernos.
E tais conceitos podem ser muito úteis para artistas e animadores que criam as artes para os jogos, refinando ainda mais a fluidez e precisão das animações.
Busque Conhecimento nos Livros!
Mas existem diversos livros focados em desenvolvimento de jogos e outros que não são da área, mas podem ajudar indiretamente.
E adquirir o hábito da leitura de livros pode trazer inúmeros benefícios para você como profissional, principalmente te dando muito mais opções de soluções diferentes para os problemas enfrentados.
E sem dúvidas podem afetar diretamente a qualidade dos seus jogos, pois, a tendência é você ter cada vez mais, o conhecimento avançado para criar experiências únicas.
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