As Lists na programação são extremamente úteis e importantes em vários momentos ao longo do desenvolvimento de um jogo.
E é muito comum o programador iniciante não entender muito bem como elas funcionam e, porque são importantes.
Mas, nesse artigo vamos te ajudar a compreender melhor e principalmente como você pode usa-las.
O que são Lists?
Lists são uma estrutura de dados que permite armazenar e gerenciar coleções de objetos do mesmo tipo.
E são um tipo de coleção dinâmica, o que significa que elas podem crescer e diminuir de tamanho.
E variando seu tamanho conforme a necessidade de adicionar ou remover objetos.
Por exemplo, em seu jogo você tem morcegos que voam e atacam o player enquanto ele percorre a fase.
Mas, caso o player morra, você gostaria de parar esses morcegos, independente de ter 1 ou 100 em cena.
E é aqui que as lists são importantes, pois você pode criar uma lista para armazenar esses morcegos.
Quando eles nascem são adicionados nessa lista, e quando morrem são retirados, por exemplo.
E quando o player morrer, você acessa essa lista e dá o comando para todos os morcegos dentro dela, parar.
Vantagens das Lists
A flexibilidade das listas permitem que você adicione, remova e modifique elementos facilmente.
E permitindo que você manipule dados em tempo de execução, ou seja, enquanto o jogo roda.
E são otimizadas para o desempenho, pois as operações de adição, remoção e acesso aos elementos são muito rápidas.
Mas, também possuem uma fácil iteração, permitindo a iteração fácil sobre seus elementos.
E tornando a manipulação de grandes conjuntos de dados mais fácil e eficiente.
Porém, o redimensionamento automático é sem dúvidas, muito vantajoso também.
Pois, ao contrário dos arrays, as listas têm a capacidade de redimensionar automaticamente seu tamanho.
E isso à medida que novos elementos são adicionados ou removidos.
E sem contar na sua versatilidade, podendo ser usadas para armazenar diferentes tipos de dados.
Como, por exemplo: números inteiros, floats, strings, objetos personalizados e assim por diante.
Como usar?
Para declarar uma lista em C#, você pode usar a classe List<T>, onde T é o tipo de dados que a lista irá armazenar.
E em seguida dar um nome, e já declarar essa lista fazendo ela receber uma nova lista do tipo.
Por exemplo, se você quiser criar uma lista de inteiros, você pode declarar assim:
List<int> minhaListaDeInteiros = new List<int>();
Uma vez que você tenha criado sua lista, você pode adicionar elementos a ela usando o método Add:
minhaListaDeInteiros.Add(1);
minhaListaDeInteiros.Add(2);
minhaListaDeInteiros.Add(3);
Você pode acessar os elementos de uma lista usando um índice baseado em zero, assim como um array.
Por exemplo, para acessar o primeiro elemento da lista de inteiros, você pode fazer:
int primeiroElemento = minhaListaDeInteiros[0];
Métodos
Após declarada e referenciada, para usar os comandos basta colocar o nome da lista declarada e após o “.” usar:
Add – Adiciona um elemento ao final da lista
AddRange – Adiciona elementos de uma coleção especificada ao final da lista
Clear – Remove todos os elementos de uma lista
Contains – Verifica se um elemento especificado existe ou não em uma lista
Insert – Insere um elemento em uma posição (índice) especificada na lista
Remove – Remove a primeira ocorrência de um elemento especificado
RemoveAt – Remove o elemento em uma posição especificada na lista
Sort – Ordena os elementos da lista
No geral, as listas são uma estrutura de dados muito útil para o desenvolvimento de jogos. Pois permitem armazenar e manipular facilmente coleções de objetos de forma eficiente e flexível.
E as listas oferecem muitas vantagens em relação a outros tipos de coleções.
Pois, são frequentemente usadas em jogos para armazenar e gerenciar dados como posições de objetos.
E pontos de vida do personagem, e muitos outros dados que são fundamentais para o funcionamento do jogo.
Seja o primeiro a comentar.