No Level Design de um jogo, as ações, regras e habilidades têm papéis importantes.
E atuam diretamente na criação de uma experiência de jogo atraente e desafiadora para os jogadores.
E neste artigo você entenderá qual a ligação entre esses 3 elementos e como eles juntos contribuem para seu jogo.
Level Design: Ações
São as ações que um jogador pode realizar dentro do jogo, como movimentação, ataque, interação com objetos, entre outras.
E essas ações são fundamentais para que os jogadores possam explorar, interagir com elementos do jogo e avançar na história.
E o Level Designer pode usar as ações disponíveis para criar desafios e puzzles que exijam do jogador, habilidade e estratégia.
Por exemplo, colocando plataformas distantes que exigem um salto preciso.
Ou colocar inimigos em locais estratégicos para que o jogador precise utilizar suas habilidades de combate.
E ações diferentes são necessárias para diferentes tipos de jogos, dependendo do gênero e da mecânica do jogo.
Mas, é importante que o Level Designer entenda as ações disponíveis para o jogador.
E como elas podem ser usadas para criar desafios e experiências interessantes.
Level Design: Regras
São os limites e restrições que são impostos ao jogador, a fim de criar um desafio e equilíbrio no jogo.
Pois, as regras definem o que é permitido e o que não é permitido no jogo, e podem variar de acordo com o gênero e a mecânica.
Por exemplo, muitos jogos têm um sistema de vida e morte, onde o jogador tem uma quantidade limitada de pontos de vida.
E perde pontos de vida quando é atingido por inimigos ou cai em armadilhas.
E quando os pontos de vida chegam a zero, o jogador morre e deve recomeçar o nível ou o jogo inteiro.
Exemplos de jogos que usam esse sistema, incluem jogos de plataforma como Super Mario Bros e jogos de tiro em primeira pessoa como Call of Duty.
Mas, outros jogos preferem limitar os recursos que o jogador pode usar, como munição, comida, combustível ou dinheiro.
E isso obriga o jogador a gerenciar seus recursos de forma estratégica e a pensar duas vezes antes de gastá-los.
Porém, alguns jogos têm um limite de tempo para que o jogador complete uma tarefa ou um objetivo.
E isso ativa no jogador o gatilho mental da urgência e adicionar pressão psicológica, e tornar o jogo mais desafiador.
Mas, essas são apenas algumas das regras que podem ser usadas em jogos, a cada jogo terá as suas.
Pois, as regras são fundamentais para criar um desafio e equilíbrio no jogo.
E devem ser cuidadosamente equilibradas para garantir que o jogo seja justo e divertido.
Habilidades
São as capacidades que o jogador tem para interagir com o mundo do jogo e superar os desafios apresentados.
E essas habilidades podem variar de acordo com o jogo, geralmente incluem habilidades físicas, mentais, sociais e criação.
E habilidades físicas são as que exigem uma coordenação motora fina e controle do personagem no jogo.
Pois, essas habilidades podem incluir saltar, correr, nadar, lutar e escalada, e diversas outras.
E basicamente são as movimentações do jogador, ou seja, tudo que o jogador precisa fazer para se mover.
Mas, habilidades mentais exigem que o jogador pense e tome decisões estratégicas para resolver.
Por exemplo, quebra-cabeças, puzzles de cenário, ou seja, planejar ações e resolver problemas.
E essas habilidades podem incluir resolução de enigmas, análise de dados e resolução de problemas lógicos.
Habilidades Sociais
Mas, habilidades sociais exigem que o jogador interaja com personagens não-jogáveis.
Pois, tomará decisões com base em suas respostas e relacionamentos com outros personagens.
E essas habilidades podem incluir persuasão, negociação e diplomacia.
E por fim, habilidades de criação permitem que o jogador crie ou personalize objetos, personagens ou ambientes no jogo.
Mas essas habilidades incluem criação de personagens, construção de estruturas, personalização e criação de itens.
Em resumo, as ações, regras e habilidades são elementos cruciais do Level Design de um jogo.
E um designer habilidoso pode utilizá-los para criar uma experiência de jogo desafiadora e envolvente para os jogadores.
E contribuindo para que o jogo ao ser finalmente lançado, possa ser muito bem aceito pelo público gamer.
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