Dia 10 de maio de 2021, esse foi o dia que eu lancei meu jogo chamado Vick Scientist
Como os outros 4 jogos que eu lancei fizeram sucesso, não esperava nada de diferente nesse
Mas não foi isso que aconteceu!
O lançamento foi um fracasso e muitas coisas podem explicar isso
Mas o principal foi um erro grotesco que cometi e vou explicar para vocês hoje!
Lidando com erros e fracassos
Primeiro queria deixar bem claro aqui como podemos lidar com erros e fracassos
Uma maneira é achar que somos ruins e desistir do nosso sonho por isso
Outra é nós tentarmos minimizar o erro tentando arrumá-lo e fazendo diferente no próximo jogo
Isso é aprender e evoluir
Um jogo dar errado não significa que sua carreira acabou e na maioria das vezes nem significa você deixar de ter lucro
O fracasso está ligado a sua expectativa e a sua realidade
Se você esta com medo de fracassar, saiba que isso pode estar te impedindo de evoluir na carreira de game dev
Os erros são importantíssimos pois é assim que nós aprendemos
Mas Igor, esse erro era grotesco, como você não percebeu?
Ai é que está o pulo do gato, enquanto nós não erramos, nós não percebemos que estamos errando
E pra isso é fundamental colocar o seu jogo no mercado para as pessoas jogarem e te darem o feedback
É nesse momento que percebemos onde erramos e onde acertamos
Enquanto você não errar, você não vai perceber o erro
O erro que cometi
Existe um conceito muito importante no level design que é você definir regras
Então eu tinha no meu jogo átomos que montavam moléculas
Até aí, ok!
O problema era que todos os átomos você podia criar, essa quantidade era ilimitada
Todos você podia mexer, todos você podia trocar, todos você podia jogar fora e comprar um novo
Um jogo sem regras é um jogo sem desafios
É a mesma coisa você criar um jogo de tabuleiro onde o jogador anda quanto ele quiser, tira quantas cartas ele quiser, na hora que ele quiser, joga o dado quantas vezes ele quiser
As regras definem o que o jogador vai poder usar pra cumprir aquele objetivo e esse é assim que você monta desafios dentro do seu jogo
O melhor seria eu impor regras dentro do jogo, como:
Esse átomo só pode se mover, esse outro só pode girar, aquele pode trocar, somente
Isso faz o jogador ter que pensar e raciocinar para desenvolver a solução do jogo
É isso que vai prender a atenção do jogador
Ao criar seu jogo, pense: Quais as regras que eu vou definir?
Pense desde a movimentação até a quantidade de tiros se seu jogo for assim
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