O Level Design nos traz inúmeros conceitos e estudos muito importantes para melhorarmos a experiência do jogador em gameplay.
E por trás de cada jogo memorável está um intricado sistema de níveis cuidadosamente projetados.
E neste artigo vamos conhecer mais afundo como equilibrar as Ações, Regras e Objetivos em nossos jogos.
Level Design: Ações
Ações em jogos referem-se desde movimentos simples até habilidades complexas, que o jogador possuir.
E elas definem a forma como os jogadores interagem com o mundo do jogo.
E um bom Level Design reconhece e aprimora essas ações, permitindo aos jogadores explorar, combater inimigos, resolver quebra-cabeças, etc.
Mas, as ações devem ser intuitivas, responsivas e fluidas, proporcionando uma sensação de controle ao jogador.
E os desenvolvedores precisam entregar habilidades que permitir ao player concluir seus objetivos.
E criar níveis que permitam aos jogadores utilizar ao máximo, suas habilidades de forma criativa e estratégica.
Level Design: Regras
As regras em um jogo definem os limites do que é possível e impossível para o jogador fazer.
E elas estabelecem desafios, criam obstáculos e, ao mesmo tempo, oferecem estrutura ao jogo.
Pois, o Level eficaz, incorpora regras que controlam as habilidades do jogador, e possibilitem o desafio.
Afinal, um jogo que não oferece desafio ao jogador, também não conseguirá diverti-lo, por exemplo.
E regras bem elaboradas incentivam a criatividade dos jogadores, forçando eles a usarem o que tem a sua disposição.
E no fim superar cada desafio apresentado ao longo da sua trajetória no jogo.
Level Design: Regras: Objetivos
Objetivos fornecem aos jogadores um propósito claro e motivador, para seguirem superando as dificuldades.
Seja salvar uma princesa, encontrar um tesouro ou simplesmente sobreviver por mais tempo, por exemplo.
E os objetivos dão significado às ações dos jogadores e orientam sua jornada no jogo.
Mas, eles precisam ser claros e alcançáveis, ao mesmo tempo que oferece espaço para exploração e descoberta.
E principalmente criar uma progressão de objetivos que se tornam mais complexos.
E isso sempre à medida que o jogador avança no jogo.
Pois, trará a sensação de progresso e aumenta o sentimento de realização e recompensa.
Equilibrando Ações, Regras e Objetivos
O verdadeiro desafio para os desenvolvedores reside na harmonização desses três elementos.
Pois, um jogo divertido, deve equilibrar perfeitamente as ações, regras e objetivos.
E para isso as fases devem ser testadas, para garantir que sejam desafiadores, mas não impossíveis.
Por exemplo, os controles devem ser ensinados aos poucos, usando menos texto e mais tutoriais orgânicos.
E adicionar variedade de desafios, desde quebra-cabeças, até combates emocionantes.
Mas, que comecem de algo mais fácil e evolua, sempre testando as habilidades do jogador.
Pois, isso mantém eles engajados e a diversidade mantém a jogabilidade fresca e interessante.
A Integração de uma história, pode ajudar a reforçar os objetivos do jogador, por exemplo.
E aumentar sua ligação emocional com o enredo e com os personagens.
Em resumo, ao equilibrar habilmente ações, regras e objetivos, o jogo se torna muito mais divertido por consequência.
Pois, quando os jogadores se encontram em um mundo que desafia suas habilidades, respeita suas ações e oferece objetivos significativos.
Eles são levados a uma jornada que vai além da tela do computador ou do console.
E desfrutam de um lugar onde suas habilidades são testadas, sua curiosidade é recompensada e a dedicação é reconhecida.
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