Layer é muito utilizada por artistas em jogos 2D para causar um extrema imersão no jogador.
Mas, muitos não sabem exatamente quais as vantagens do seu uso e qual a função que cada camada tem.
E nesse artigo vamos entender melhor como as layers contribuem para criar cenários mais imersivos.
O que é Layer?
Desenvolver um jogo 2D exige soluções criativas para entregar a sensação de profundidade ni ambiente mesmo em 2D.
E uma estratégia fundamental para atingir esse objetivo é a utilização eficaz de camadas na construção do ambiente de jogo.
Pois, cada camada delas desempenhará um papel vital na criação de profundidade e contexto.
E as camadas nada mais são do que folhas sobrepostas, para criar uma ilusão para a câmera de jogo de profundidade.
Ou seja, em um ambiente de floresta, teríamos árvores em primeiro plano, montanhas em segundo e céu em terceiro.
E dessa forma podemos aplicar técnicas que combinarão essas camadas trazendo a noção de profundidade.
Layer Background
A camada mais distante, conhecida como Background, desempenha um papel crucial.
E o primeiro é preencher lacunas deixadas pelas camadas da frente e evitando que o jogador veja o fundo da Engine.
E também serve paraw proporcionar contexto ao ambiente, tornando-o mais envolvente. Pois, ao criar o Background, é essencial considerar a sutileza e a suavidade na paleta de cores dela.
E assim transmitir a sensação de profundidade, trazendo para a visão do jogador, objetos muito distantes no horizonte.
Por exemplo: céus azulados, nuvens e formas suaves são elementos comuns, representados nessa camada.
E sempre evitando detalhes excessivos para manter o foco na camada principal.
Middle Ground
A camada Middle Ground ocupa um espaço entre o Background e a camada central de gameplay.
E é composta por elementos mais próximos da ação principal, adicionando detalhes visuais sem roubar a atenção do jogador.
E mantendo sempre a mesma abordagem, sutil do Background, evitando detalhes e cores excessivas.
Pois, o Middle Ground é projetado para complementar a camada central, e não competir com ela.
E pode também ser usada para revelar segredos e contar partes da história do mundo do jogo.
Estátuas, pedras místicas e portais são elementos decorativos que podem ser encontrados aqui, por exemplo.
E proporcionando uma experiência mais rica, adicionando detalhes profundos à narrativa.
Mas sempre sem comprometer a visibilidade da camada central de gameplay.
Layer Central (Gameplay)
A Camada Central é o centro da experiência de jogo, sendo a camada principal onde a gameplay acontece.
Personagens, inimigos, armadilhas, perigos, por exemplo, todos estarão nessa camada.
E essa camada demanda a mais alta qualidade de detalhes visuais, cores vibrantes, pois, precisa se destacar.
E a visibilidade do jogador depende diretamente da clareza desta camada, sendo vital para a experiência de jogo.
Mas o mais importante é que nenhuma outra camada deve obscurecer a visão desta área.
Pois, é necessário garantir uma experiência de jogo fluida e sem obstáculos visuais para o jogador.
Foreground
O Foreground, situada à frente da Camada Central, adiciona uma profundidade a mais à perspectiva do ambiente.
Mas, requer uma atenção cuidadosa para não obscurecer elementos vitais da jogabilidade, da camada central.
E esta camada é fundamental para criar uma sensação tridimensional, com elementos mais próximos à câmera.
Mas, novamente sua sobreposição deve ser cuidadosa, alguns jogos escolhem nem adicionar essa camada.
E existem algumas soluções para evitar que elementos dessa camada impeçam o jogador de ver um inimigo, por exemplo.
Os desenvolvedores utilizam colisores para tornar os objetos transparentes quando estão na linha de visão do jogador.
E as arte também são mais simplificada, muitas vezes na forma de silhuetas.
E por fim pode também ser adicionados elementos no ForeGround, apenas em lugares que não ofereçam perigos.
Acredito que seja evidente que a estratégia de camadas não é apenas uma técnica visual.
Mas uma solução poderosa para criar imersão, principalmente quando combinadas com técnicas como o Parallax.
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