Juices é um termo usado para efeitos especiais e detalhes de feedbacks que adicionamos em nossos jogos.
E esses detalhes tem o poder de mudar completamente a gameplay e deixar o jogo muito mais gostoso de jogar.
E nesse artigo trouxemos os principais Juices para você adicionar em seus jogos.
Porque precisamos de Juices?
Game Juice é aquele polimento final que você adiciona em seus jogos, para trazer mais imersão e satisfação ao jogador.
Pois, isso tras uma profundidade maior para as mecânicas do seu jogo, deixando elas muito mais interessantes, impactantes e agradáveis.
Por exemplo, uma explosão sem chuva de partículas, efeitos sonoros e shakes de câmeras fica totalmente sem impacto para o jogador.
Juices: Partículas
Efeitos de partículas são usados para adicionar elementos visuais dinâmicos.
Como, por exemplo, faíscas, fumaça, explosões e brilhos, simulando efeitos que acontecem na vida real.
E você pode adicionar em cada passo do jogador simulando poeira, fumaças em explosões e impactos, magias.
E também para trazer profundidade no ambiente como partículas suspensas no ar, efeitos de água em cachoeiras, etc.
Navegação do menu
Esse ponto é deixado de lado por muitos desenvolvedores.
Mas adicionar feedbacks sonoros na navegação dos menus, deixa essa interação muito mais satisfatório para o jogador.
E outro erro é adicionar um som qualquer só pra “cumprir tabela”.
E sem se preocupar se ele está gostoso de ouvir, se está alto demais, agudo demais, etc.
Mas, a dica é adicionar uma lista de no mínimo 3 sons diferentes para o mesmo feedback.
E que se alternem aleatoriamente, evitando que o jogador enjoe do som.
Transições de tela
Adicione também transições de telas entre a troca de uma cena para outra, ou, ao abrir e fechar um menu.
Pois, é um detalhe que traz um sentimento muito bom ao jogador.
E, ao fazer um simples fade In e Fade out, já suaviza a transição de cena.
E evita que o jogador veja objetos de jogo carregando, etc.
Mas, telas de carregamento animadas ou interativas durante o carregamento do jogo para manter o jogador engajado, também é ótimo.
Câmera Shake:
Adicione também: telas que tremem sutilmente para enfatizar eventos importantes.
Por exemplo: explosões, terremotos e impactos, em geral.
E vibração da tela para transmitir uma sensação de tensão e agitação.
E preparar o jogador para algo que acontecerá, deixando ele em alerta.
Por exemplo, um chefão gigante se aproxima e a tela começa a vibrar, e em cada passo ele vibra muito mais bruscamente…
E assim, o jogador já sabe que algo grande se aproxima sem nem ver.
Slow motion (câmera lenta)
Adicionar o efeito de câmera lenta para destacar momentos emocionantes, permite que os jogadores apreciem a ação.
Pois, ele poderá reparar em cada detalhe que está acontecendo no momento de câmera lenta.
E seja também durante um ataque, uma finalização, ou impacto, por exemplo.
E dessa forma a gameplay fica dinâmica, e esse efeito enfatiza ainda mais, o que está acontecendo para o jogador.
Mas, principalmente tornando a cena gostosa de assistir.
Juices: Rastros
Passar a sensação de velocidade para o jogador pode ser um desafio.
Pois, você quer que ele perceba esse detalhe, sem reduzir a velocidade em si dos outros elementos no jogo.
E um recurso muito útil é usar rastros brilhantes de luz ou sprites que seguem o objeto em movimento.
E isso vai adicionando essa sensação de velocidade.
Mas, em jogos de corrida, podemos adicionar um efeito de vento cortante nas laterais da câmera.
E até um certo borrão, também funciona muito bem.
Brilho e lens flare
Podemos fazer a adição de brilho e efeitos de lens flare para destacar pontos de interesse.
E em jogos 3D, adicionar efeitos de luz pelo caminho pode indicar a direção para o jogador.
E o guiar para um objetivo que ele tenha marcado no mapa.
Mas, também para ressaltar o Impacto de um ataque, podemos fazer os sprites do personagem piscarem em branco.
Conquistas:
Efeitos especiais e sons comemorativos ao alcançar conquistas ou objetivos no jogo, aumentam a sensação da recompensa.
E podemos exagerar nos efeitos de shake de câmera, partículas e luzes explodindo para todos os lados.
E musicas de coragem, efeitos sonoros, tudo isso faz o jogador ter a real sensação de “Grande vitória” no jogo.
Mas, esses são apenas alguns exemplos de juices que os desenvolvedores usam para tornar os jogos mais agradáveis e imersivos.
Porém, a combinação desses efeitos podem variar dependendo do estilo e gênero do jogo.
E também do que você quer transmitir para o jogador.
Mas, juices trazem mais detalhes, para uma mecânica que já esteja boa e funcionando.
E aumentam demais o polimento final e a imersão do seu jogo.
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