Jogos Procedurais passam a impressão de ser algo extremamente complexo e típicos de jogos triple A.
Mas, a verdade é que sim é um elemento mais complexo, porém que pode ser adaptado a depender do jogo.
E neste artigo você conhecerá mais sobre jogos procedurais, suas vantagens e desvantagens.
O que são Jogos Procedurais?
São aqueles jogos em que parte dele, ou todo o conteúdo é gerado algoritmicamente.
Por exemplo: terrenos, texturas, objetos, personagens, fases inteiras, etc.
E tudo isso é criado através de algoritmos ou técnicas de programação.
E essa abordagem oferece várias vantagens em relação aos jogos tradicionais.
Mas também apresenta seus desafios e limitações.
Pois, uma das principais vantagens dos jogos procedurais é a capacidade de criar conteúdo infinito e único.
E isso tudo combinando os diversos elementos do jogo.
E como o conteúdo é gerado algoritmicamente, os jogadores podem econtrar fases diferentes a cada vez que jogam.
Resultando em uma experiência de jogo mais variada e imprevisível, por exemplo.
E isso pode ser muito atraente para os jogadores que buscam novos desafios.
Jogos Procedurais: Mais Eficientes
Outra vantagem é que eles podem ser mais eficientes em termos de recursos, por possuírem uma codificação mais modular.
Pois, um sistema procedural pode ser muito complexo de se criar por conta dessa modularidade.
Mas permite uma otimização absurda, por conta dessa codificação mais avançada.
E como o conteúdo é gerado dinamicamente, não é preciso criar e armazenar grandes quantidades de ativos em cenas gigantescas.
Mas, ai vem a pergunta: o que é Código Modular?
E resumidamente, o que aconteceria no seu jogo se você simplesmente desativasse o Player no meio da gameplay? Erros?
Poisé, se isso acontece é porque o seu código não é modular!
E ele tem inúmeras dependências em outros sistemas e objetos do jogo.
E um código modular, cria um sistema independente, onde o jogo (inimigos, perigos, sistemas) funcionam normalmente.
Mas isso mesmo desativando um objeto como o player por exemplo.
E essa é a base para um sistema procedural eficiente.
Experiência Única
A experiência em jogos procedurais, pode ser significativamente diferente daquela em jogos com conteúdo pré-fabricado.
E o fator imprevisível desses tipos de jogos consegue manter os jogadores engajados por mais tempo.
E a liberdade de explorar mundos gerados proceduralmente, proporciona uma sensação de descoberta.
Existem vários exemplos de jogos procedurais bem-sucedidos, por exemplo: “Minecraft”, “No Man’s Sky”, The Binding of Isaac .
E esses jogos demonstram como a geração procedural de conteúdo pode ser usada para criar experiências de jogo envolventes.
No Man’s Sky, por exemplo, promete gerar 18 quintilhões de planetas diferentes.
Mas observe que seria impossível criar, e carregar esse número de planetas se não fossem gerados proceduralmente!
Porém, jogos procedurais também apresentam desafios e limitações, como garantir que o conteúdo gerado seja interessante, equilibrado e agradável.
E isso pode ser difícil de alcançar, pois, os algoritmos podem gerar conteúdo que são repetitivos.
E até desequilibrados ou simplesmente não divertidos.
Por exemplo, a criação de narrativas pode ser mais difícil também.
Pois, esses elementos geralmente são criados manualmente pelos desenvolvedores.
Parcialmente Procedural
É possível aplicar a técnica de geração procedural apenas em partes específicas do seu jogo.
E isso para otimizar e ganhar tempo de produção.
Por exemplo, props de cenário, como jarros, pedras, estátuas, árvores, seja quebráveis ou não, podem ser gerados proceduralmente.
E até mesmo terrenos em jogos 3D, por exemplo, trazendo um ambiente totalmente único a ser explorado.
Minecraft, por exemplo, aplica com excelência essa geração procedural em seus mundos feitos de cubos.
E, combinando a geração procedural de mundos, e a possibilidade do jogador manipular o ambiente, justifica o sucesso mundial dele.
E sem contar, que o multiplyer permite o jogador dividir essa experiência única com seus amigos.
Pois, dessa forma cada partida, criará uma nova história única para os envolvidos.
Porém, uma das maiores vantagens dos jogos procedurais é a rejogabilidade quase infinita que eles proporcionam.
E isso quando bem aplicado, mantém o jogo emocionante, incentivando os jogadores a retornarem repetidamente.
E tudo isso para explorar todas as possibilidades, que aqui são quase infinitas.
Jogos procedurais, devem ser pensados desde o início para ser assim.
Por isso é indispensável realizar um bom planejamento do seu jogo, para analisar qual a experiência você deseja entregar.
Pois, talvez você possa buscar um equilíbrio em ter um certo controle do jogo, e aplicar o elemento procedural, em alguns aspectos apenas!
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