Jogos minimalistas são jogos que possuem uma estética e mecânica simples, porém, desafiadoras.
E utilizam recursos limitados para criar experiências únicas e impactantes, e são excelentes jogos para se jogar casualmente.
E existem diversas razões pelas quais desenvolvedores indies, deveriam começar por aqui a criar seu jogos.
Por que começar criando jogos minimalistas?
Ele é uma ótima opção pois, exigem menos recursos e tempo de produção em comparação com jogos mais complexos.
E, permitem que o desenvolvedor se concentre em aspectos-chave do jogo, como jogabilidade, história e design.
E todos esses fatores contribuem para o crescimento e evolução rápida dos desenvolvedores indies.
Pois, escopos menores permitem o desenvolvedor ir aprendendo mais com seus erros e acertos.
Jogos minimalistas: Planejamento
O planejamento é essencial para qualquer projeto, sendo um ponto importante para acelerar o processo como um todo.
Pois, aqui defininos a mecânica do jogo e a estética visual de maneira clara e objetiva.
E é necessário considerar também quais recursos serão utilizados e como eles serão implementados.
E algumas das vantagens de se densonvolver jogos minimalistas são:
O fato de você dá mais foco na jogabilidade e na experiência do usuário, por exemplo.
E o tempo de produção os recursos gastos são reduzidos.
E existe uma certa facilidade no desenvolvimento e manutenção desses jogos, durante e após o lançamento.
Pois, dá a possibilidade de atingir e agradar um público mais amplo, com diferentes níveis de habilidades.
Mas, por outro lado temos algumas desvantagens também, como o fato de term um menor apelo visual e de marketing.
Pois, possuem um visual menos chamativo com a possibilidade de se tornarem repetitivos ou entediantes rapidamente.
Se a jogabilidade não for bem planejada, por exemplo, e uma certa limitação de recursos e possibilidades criativas.
Pois, não dá pra criar um jogo nesse estilo com diversas mecânicas complexas e dezenas de comandos.
Como escolher o estilo visual?
A escolha do estilo visual é uma parte importante do planejamento de jogos minimalistas.
Mas, sempre levando em consideração as habilidades da equipe de desenvolvimento.
E também é preciso analisar bem as preferências do público-alvo.
E qual é o estilo usado pela maioria dos jogos bem aceitos nessa categoria usam.
Porém, uma dica que sempre funciona é olhar o que os jogos concorrentes ao seu, observar o que fazem de bom e ruim.
E tentar aproveitar o máximo possível dos acertos de outros desenvolvedores, em seus projetos.
Posso criar uma história?
Normalmente jogos minimalistas não tem muito espaço para narrativas, pois, são jogos mais simples e objetivos.
Mas, isso não é regra absoluta e caso queira criar histórias em seus projetos, é importante pensar em maneiras criativas.
Por exemplo, por meio de elementos visuais ou diálogos breves, que não tomem muito tempo.
Pois, afinal esse perfil de jogador é mais casual, e odiaria perder muito tempo de gameplay.
Teste a jogabilidade
Jogos minimalistas por se apoiarem quase que totalmente em suas mecânicas e jogabilidades, precisam ser testados exaustivamente.
E garantir que de fato o loop de jogabilidade está divertido o suficiente para prender o jogador na gameplay.
E para isso é necessário liberar varias versões de teste ao longo do desenvolvimento.
Pois, se for mobile, garantir a melhor qualidade para todos os modelos de aparelhos é praticamente uma obrigação.
E isso pode ser alcançado através de controles simples e intuitivos, e layouts de interface de usuário bem projetados.
E aliado a um bom sistema de economia de bateria , onde o jogo não consuma funções desnecessárias do aparelho.
Mas, sempre que possível teste com o aparelho em mãos, para uma escolha mais assertiva dos inputs.
E também avaliar a performance do jogo no dispositivo.
E por fim equilibre bem a dificuldade para que o jogo não se torne muito fácil ou muito difícil.
Pois, os jogadores devem sentir que estão progredindo.
Mas também precisam ser desafiados o suficiente para se sentirem realizados.
E a progressão de dificuldade é o segredo, para manter o jogador buscando se superar durante a gameplay.
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