Jo-Ken-Pô ou como conhecemos “Pedra, papel e tesoura”, é um jogo simples mas com um grande ensinamento.
E que ajuda ao desenvolvedor equilibrar as dificuldades existentes entre as mecânicas dentro de seu jogo.
E o principio do equilíbrio Jo-Ken-Pô pode te ajudar a alcançar um equilíbrio em seu jogo de forma muito mais eficiente.
Jo-Ken-Pô
Em pedra, papel, tesoura, temos 3 forças que se equilibram de forma a nunca deixar um jogador ter vantagem.
E é esse conceito de equilíbrio entre elementos presentes no jogo que devemos extrair.
E levar para mecânicas, habilidades, features do jogo, etc.
Pois, podemos observar em diversos jogos, aplicados em elementos da natureza, como Água – Fogo – Ar.
Por exemplo, em Pokemon, onde ao analisarmos os pokemons base podemos notar esse conceito.
Mas que com o passar do tempo se tornou mais complexo ao incluir mais elementos.
E é possível separar as mecânicas do seu jogo em grupos de tríades.
E fazer cada grupo interagir entre si e com outros grupos, respeitando essa lógica.
Por exemplo, separando um grupo de personagens que usam magia, ataque corpo a corpo, e outro de ataque a distância.
E dentro desse grupo terá uma tríade que se equilibra.
E os próprios grupos respeitarão uma outra lógica externa que se equilibra, balanceando perfeitamente os diversos personagens do jogo.
Jo-Ken-Pô: Entenda o funcionamento
Isso não quer dizer que todo seu jogo precisa estar dentro dessa regra caso decida usar.
E o que você precisa é entender o conceito do balanceamento.
E aplicar em seu jogo apenas caso seja conveniente, ou seja, todo jogo tem núcleos de jogabilidades.
Mas, você pode aplicar em um núcleo especifico.
Por exemplo, usar apenas em skills, se o jogador evoluir sua mágica, o ataque se mantêm, mas a defesa diminui…
E se aumentar o ataque, as outras são afetadas seguindo a lógica anterior, etc.
Megaman X
Megaman faz uso desse conceito na batalha contra os chefões principais.
Pois, o jogador precisa coletar habilidades e descobrir o Boss que tem ela como fraqueza.
E normalmente temos 8 chefões que são associados a características únicas, seja elementais ou não.
E que indicam um possível ponto fraco, e o jogador tem a opção de tentar lutar normalmente com ele.
Mas, será uma batalha mais difícil, mas caso use a habilidade correta, ele causa muito mais dano.
Divida os sistemas do jogo
Normalmente ao desenvolver jogos temos inicialmente a visão do jogo como um todo, de tudo funcionando já finalizado.
Mas, para se organizar melhor é interessante dividir as funcionalidades do seu jogo.
E sempre buscando separar em núcleos de jogabilidade, e em prioridade também.
Pois, dessa forma, ficara mais fácil aplicar esse conceito de equilíbrio para balancear individualmente cada núcleo.
E posteriormente a harmonia entre todos os núcleos do jogo.
Mas, precisamos evitar que algo seja absoluto sobre outros elementos ou mecânicas do jogo.
Pois, independente do estilo de jogo, o jogador precisa ser desafiado.
Mas também deve ter algo ao seu favor, que ele possa usar estrategicamente para se defender ou contra atacar.
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