Se você está começando na Unity, é normal se sentir perdido com tantas ferramentas e possibilidades.
Mas não se preocupe, pois, com essas dicas, você evitará os erros mais comuns e aprenderá do jeito certo.
Iniciantes na Unity: Aprenda C# desde o início
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A Unity usa C# para toda a lógica do jogo e não precisa ser um expert no começo.
Mas entender variáveis, loops, funções e classes já faz uma grande diferença.
Por isso não pule a base da programação, busque entender e assimilar minimamente os códigos e o que cada linha faz.
Pois, isso vai te ajudar a evitar erros simples de lógica e acelerar seu aprendizado.
Iniciantes na Unity: física correta
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Rigidbody e Colliders são essenciais para qualquer jogo com movimentação dentro da Unity.
E sempre utilize Rigidbody para objetos que precisam de física facilitando seu trabalho.
E evite manipular o transform diretamente para movimentação caso utilize a física, para evitar bugs inesperados.
Pois, monetarismo um objeto via Física e transform ao mesmo tempo, sempre traz conflitos graves.
Dica 3: Prefira o Input System novo
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O novo Input System da Unity oferece mais flexibilidade e suporte para múltiplos dispositivos.
E aprender a usá-lo desde o começo evitará retrabalho no futuro e deixará seus controles mais responsivos.
E apesar de o sistema de input antigo ainda funcionar, ele está cada dia mais obsoleto.
Por isso, se adiante e já aprenda a lidar com o novo sistema de input para poupar esforço futuro.
Dica 4: Divida seu código em scripts menores
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Manter toda a lógica do jogo em um único script vai se tornar um pesadelo rapidamente.
Por isso, separe funcionalidades em scripts específicos, como movimentação, combate, sons, menus e assim por diante.
Pois, dividir seus sistemas dessa forma ajuda não só na organização, mas também na manutenção do seu script.
Dica 5: Aprenda a usar Prefabs
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Os Prefabs permitem reutilizar objetos já pré programados com facilidade.
E em vez de criar um inimigo ou objeto novo do zero toda vez, transforme-o em um Prefab.
E instancie na cena sempre que precisar, e se possível estude e aplique Object pooling, reaproveitando ainda mais esse objeto.
Pois, isso torna o desenvolvimento dos seus jogos mais práticos, eficientes e principalmente otimizados.
Dica 6: Não tente criar um jogo gigante logo de cara
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Comece com um projeto pequeno e vá aumentando a complexidade aos poucos.
Pois, tentar fazer um RPG gigantesco como primeiro jogo só vai gerar frustração.
Faça algo simples, finalize e depois vá para algo maior, como puzzles ou jogos de plataforma 2D, por exemplo.
Com o tempo você conseguira criar projetos cada vez mais complexos e difíceis naturalmente.
A Unity é uma ferramenta poderosa, mas aprender do jeito certo faz toda a diferença.
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E aplicando essas dicas, você evitará os erros mais comuns e avançará muito mais rápido no desenvolvimento de jogos.
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