Sua ideia para seu jogo parece ruim, riram de você e agora quer desistir dela?
Sabia que não existem ideias ruins para jogos, apenas ideias ma executadas?
Neste artigo você vai entender porque sua ideia não é ruim, e como tirar ela do papel da melhor forma.
Existem ideias ruins?
O que você acha de criar um jogo onde o personagem apenas se move usando as setas.
E sem poder atacar, enquanto foge de milhares de monstros vindo em sua direção para devora-lo?
E certamente você acharia essa uma ideia horrível, pois, quem gostaria de apenas ficar fugindo de monstros sem poder atacar?
Mas, saiba que esse é o core central de jogabilidade de Vampires Survivors, um jogo extremamente bem sucedido.
E que praticamente criou um novo gênero de jogo, inspirando outros grandes sucessos como Brotato.
Mas o ponto aqui é que a ideia do jogo foi muito bem aplicado, pois, o jogador ataca sozinho, enquanto se move.
E o desenvolvedor aplicou inúmeros gatilhos mentais na jogabilidade como: urgência e recompensa.
E que tornaram a gameplay extremamente viciante e frenética, tornando uma ideia simples, um tremendo sucesso!
Como validar uma ideia?
Validar uma ideia de jogo que inicialmente parece ruim é um passo crucial para evitar desperdício de tempo.
E você pode começar fazendo uma Pesquisa de Mercado, para localizar jogos semelhantes à sua ideia.
E conseguir incrementar mais detalhes para lapidar ela, melhora-la, e ajusta – la para o mercado de jogos.
Ou seja, verificar jogos similares no mercado para entender o que funcionou e o que não funcionou.
E estudar tendências atuais e futuras no mercado para identificar se há um público potencial.
E em seguida, criar um rascunho simplificado do funcionamento do jogo com papel e caneta para idealizar as mecânicas principais.
Mas logo na sequência, crie um protótipo jogável básico, para tornar essa mecânica inicial mais solida.
E depois convide um grupo de jogadores para testar o protótipo e fornecer feedback sobre a jogabilidade e o conceito.
E após todos os feedbacks e validações, organize sessões de brainstorming com a equipe para refinar a ideia.
Foque no núcleo de jogabilidade central
Assim que realizar todos os testes e validações necessários, você precisará se concentrar em aplicar da melhor maneira possível essa ideia.
E a dica é identificar quais são as mecânicas centrais do seu jogo, ou seja, o que o jogador passará mais tempo fazendo.
E assim que identificar, você precisara garantir que esse núcleo de jogabilidade seja o mais prazeroso e divertido possível.
Pois, uma vez que o núcleo central é divertido, ficará mais fácil de incrementar funcionalidades que auxiliam esse núcleo.
E aqui você pode adicionar muito game feel e game juice nessas mecânicas principais.
Por exemplo, Angry birds em essência é apenas um jogo de arremessar pássaros para derrubar construções.
Mas, os desenvolvedores fizeram desse jogo o melhor jogo de arremessar pássaros, possível.
Com estilingues e pássaros de habilidade únicas e diferentes, construções muito instáveis, explosões por toda a parte.
E com muita recompensa por cada ação do jogador, por menor que ela seja, acaba ocasionando destruições colossais.
Resumindo, uma ideia simples de arremessar pássaros, acaba trazendo muita satisfação para os jogadores.
Pois, as mecânicas centrais foram extremamente polidas para serem exageradas e recompensadoras.
No fim, não existem ideias ruins para criar jogos porque o sucesso de um jogo não depende apenas da ideia inicial.
Mas de como ela é executada, pois, o desenvolvimento de jogos envolve muitos fatores como mecânica, narrativa, arte, etc.
E uma ideia que parece ruim pode se transformar em um jogo inovador e divertido se for bem desenvolvida e se conseguir encontrar o público certo.
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