Atualmente desenvolvedores de jogos podem tirar grande proveito das I.As que geram imagens em seus projetos.
Pois, essas ferramentas transformam quaisquer descrições detalhadas em ilustrações.
E abrem um vasto leque de possibilidades criativas e práticas no desenvolvimento de jogos.
I.As de imagens validando ideias
A fase de concepção de um jogo é crucial para definir a estética e o estilo do produto final.
E utilizando I.As, é possivel criar rapidamente uma variedade de conceitos artísticos baseados em descrições.
E isso permite uma exploração mais ampla de estilos e temas, ajudando a equipe a visualizar diferentes direções artísticas.
Por exemplo, gerando protótipos de cenários e personagens, em vez de gastar tempo na criação inicial desses elementos.
E podem servir como uma ferramenta de inspiração, oferecendo visões únicas e inesperadas.
Durante sessões de brainstorming, os desenvolvedores podem gerar imagens para visualizar ideias, por exemplo.
I.As de imagens: Ambientes e Texturas
Criar ambientes detalhados e texturas realistas pode ser um processo demorado.
Mas IAs podem gerar essas imagens de forma rápida e eficiente, fornecendo uma arte sólida.
E isso é particularmente útil para jogos que requerem uma grande variedade de texturas.
Ou seja, jogos 3D, costuma usar PNGs realistas como parte do processo de elaboração de uma boa textura.
E com I.A é fácil gerar texturas como cascas de árvore, gramas, terra, areia, cimento, e enfim, tudo com alta qualidade.
E jogos 2D estilo cartunesco também podem tirar proveito para criar tiles, ou elementos decorativos de cenário.
Pois, é comum esse tipo de arte ser estática, sem animações, facilitando a adição de imagens de I.As
Design de Interfaces e Elementos de UI
A criação de interfaces de usuário (UI) e outros elementos gráficos podem ser acelerada com o uso de IAs.
Pois, você pode descrever a aparência desejada para sua HUD, e receber diversos modelos que podem ser ajustados conforme necessário.
E isso pode ajudar a economizar tempo e garantir que a UI seja atraente e funcional.
Mas, outra forma seria gerando Portraits para representar os personagens durante as falas.
E até criar arte promocional e materiais de marketing, como posts em redes sociais, capas de jogos, etc.
Vale a pena mesmo o usar I.A?
Este é um tópico bem polemico, e que divide opiniões, mas, em geral depende de cada caso.
Primeiramente as I.As não substituem um artista profissional completamente.
E caso você tenha condições, vale muito mais a pena contratar um profissional, que vai criar o que você realmente deseja.
Pois, as I.As constantemente podem gerar imagens distantes do que você idealizou ou imaginou inicialmente.
E o uso de I.As é mais bem-vindo para usarmos de inspiração mesmo.
E tentar visualizar uma ideia, ou conceito que temos do nosso jogo na fase de planejamento.
Ou, para desenvolvedores indies que tem poucas condições de arcar com custos de um profissional especializado.
E vale ressaltar que atualmente as plataformas estão mais tolerantes quanto ao uso de I.As em jogo.
Por exemplo, a Steam até aceita sim o uso, mas você precisará deixar bem claro o uso de I.A e onde ela foi aplicada.
Mas, o uso de I.A acaba se tornando mais interessante como forma de inspiração, do que de aplicação prática.
Pois, com artistas você conseguirá uma qualidade muito superior, e mais precisão na execução fiel da ideia.
Ficando as I.As sendo uma carta na manga para auxiliar desenvolvedores indies com baixo orçamento, mas que precisam se virar como podem!
Em suma, as IAs oferecem uma opção valiosa para os desenvolvedores acelerarem o processo de criação de um jogo.
Seja na concepção e visualização de uma ideia, ou até quebrando um galho para o desenvolvedor indie.
Saiba mais sobre o uso de I.As em jogos assistindo ao vídeo logo abaixo:
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