Huds são a comunicação entre jogo e jogador, e como toda comunicação, ela precisa ser clara, objetiva e precisa.
E também fazem parte da experiência do jogo, exigindo sim ser muito bem pensadas e planejadas.
Pois, uma Hud mal idealizada pode estragar e atrapalhar a imersão do jogador durante a gameplay.
O que são HUDs?
Huds também conhecida como “Heads-Up Display” em inglês se refere à interface de usuário que exibe informações importantes.
E elas são projetadas para fornecer informações essenciais ao jogador, sem que ele precise desviar a atenção do jogo.
E isso permite manter o foco na ação principal da gameplay, ao mesmo tempo que gerencia seus status mais importantes.
Porém, tiveram origem totalmente distante do meio dos jogos eletrônicos.
Pois, inicialmente foi criada para o meio militar, como uma forma de auxiliar os pilotos das aeronaves.
E assim ele conseguiriam administrar as informações mais importantes, ao mesmo tempo, em que pilotavam.
E posteriormente na era dos Arcades, os desenvolvedores se inspiraram nessa solução para facilitar também a gameplay do jogador.
Mas ao passar dos anos, elas evoluíram para atender as necessidades de uma gama de jogos diferentes atualmente.
HUDs: informações claras ao jogador
Um dos principais desafios atualmente é criar HuDs efetivas, que conseguem passar informações claras e objetivas.
Mas que, ao mesmo tempo, não tomem toda a tela do jogador durante a gampelay.
E quanto mais informações na tela, menos imersivo o jogo acaba sendo, por conta de desviar o olhar do jogador.
E normalmente o quadrante central da tela é o mais importante para o jogador, devendo ser ocupado apenas pela gameplay.
Portanto, você precisa ajustar as Huds do seu jogo, aproveitando os cantos ao redor do quadrante central.
E aqui não reinvente a roda, use o que é mais comum atualmente, e já validado.
Por exemplo: os cantos superior esquerdo ou direito da tela, assim como a parte inferior.
Dividir informações
Você pode usar o próprio mundo do jogo para retirar informações das huds, reduzindo essa saturação de informações.
Por exemplo, você poderia substituir aquele texto enorme mandando pressionar um botão, para interagir com um NPC.
Por um pequeno balão de fala, com uma tecla dentro, sobre o NPC, assim que o jogador se aproximasse dele.
Pois, as pessoas normalmente têm preguiça de ler muitos textos.
E uma telas repletas de informações, já passa na hora a sensação de cansaço visual.
E aqui procure deixar a tela do jogo o mais “Clean” possível para não despertar esse sentimento em seus jogadores.
Desativando, por exemplo, essas informações enquanto o jogador explora.
E ativando quando realmente necessário, como em batalhas, por exemplo.
Minimalistas
Dead Space faz um excelente trabalho de HUD, mesmo sendo um jogo que possui vida, armas diferentes, e inúmeras interações.
Pois, perceba que basicamente a contagem de vidas do jogador está marcado em suas costas.
E a quantidade de balas, em um display na própria arma.
E os desenvolvedores conseguiram aumentar demais a imersão, em um estilo de jogo, que facilmente adicionaríamos inúmeras informações na tela.
Por exemplo, faça os personagens reagirem a pontos de interesse, através de cometários, ou até olhando e apontando diretamente.
E coloque efeito de telas, efeitos de luzes em portas para chamar a atenção, foque a câmera lá por um tempo.
E até crie pets, personagens guias, que conduzam o jogador, tudo isso é mais interessante que um texto na tela.
HUDs e a regra dos 3 cliques
Evite fazer com que o jogador tenha que apertar mais de 3 vezes um botão para chegar em uma tela.
Pois, imagine o incomodo que seria tentar reduzir o volume dos efeitos sonoros do jogo.
Mas, em um jogo com uma navegação de menu como o da imagem de exemplo.
E certamente na terceira tela o jogador já quer desligar o jogo.
E ir fazer outra coisa, por isso facilite a navegação dele entre os menus.
Mas, outro ponto de atenção são telas de pause e Menus durante a gameplay.
Pois, normalmente elas precisam congelar a gameplay, para que o jogador não morra enquanto configura algo.
Porém você pode querer simular algo mais realista e fazer os menus, não pausarem a gameplay.
E existem poucos jogos que usam esse recurso com excelência, sem despertar a ira do jogador e gerar reviews negativas.
Por isso se escolher criar pauses que não congelem a gameplay, deixe isso muito claro para o jogador.
E crie lugares seguros para ele poder fazer configurações quando precisar.
Vale lembrar que as Huds nada mais são do que a conexão entre jogador e o jogo.
E isso é importante se gravar, pois se uma HUD chama mais atenção que o jogo, visualmente ou até incomodando.
Você deve tentar melhor essa HUD até que se torne imperceptível para o usuário.
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