Limbo é um dos jogos indie mais bem sucedidos da história.
Ele é um jogo de plataforma criado pelo estúdio PlayDead e foi lançado em julho de 2010.
O seu lançamento foi exclusivo para xbox 360.
Mas qual é a história por trás desse jogo e o porque ele foi desenvolvido?
Nesse artigo te contaremos tudo sobre esse jogo que faz sucesso até hoje.
O jogo
Limbo é um jogo de plataforma com um design bem característico em preto e branco.
Nele o jogador controla um menino através de ambientes e armadilhas perigosas enquanto procura a sua irmã mais velha.
O jogo é feito para o jogador aprender com os seus erros, caindo nas armadilhas primeiro para depois aprender como passá-las.
O jogador pode fazer o personagem andar, correr, subir, pular, escalar, empurrar caixas ou puxar objetos.
Além disso existirão monstros ocultos nas sombras que tentarão matar o menino.
Curiosidade
A primeira floresta que o jogador começa o jogo é considerada a beira do inferno.
O nome LIMBU foi tirado do latim LIMBUS que significa BEIRA.
A equipe
Limbu foi desenvolvido pelo estúdio PlayDead, fundado por Arnt Jensen e Dino Patti em 2006.
Mas até Limbu ser desenvolvido muita coisa teve que acontecer.
Jensen começou a desenvolver o jogo em 2004, onde ele começou a planejar todo o jogo.
Começou a fazer a programação do jogo que era em visual basic e a partir disso concebeu o game design do jogo.
Foi ai então que em 2006 ele lançou o primeiro trailer do jogo onde ele mostrava todo o conceito do jogo, desde as artes até as mecânicas.
Foi assim que Jansen conheceu Dino Patti que se interessou pelo projeto e ingressou na equipe, já que ele era programador.
O projeto estava encaminhado e a equipe era essa por muitos meses.
Porém nem tudo dá certo no desenvolvimento de um jogo.
Em um determinado momento eles perceberam que o jogo era complexo demais para eles seguirem sozinhos.
Mas como eles queriam levar esse projeto para frente tiraram dinheiro do próprio bolso para montar uma equipe de desenvolvimento.
Com isso o projeto começou a ganhar amplitude e depois de receber um subsídio do governo dinamarquês, muitos investidores apareceram para bancar o projeto.
O processo de desenvolvimento
Naquela época era muito difícil encontrar uma game engine de fácil acesso e que agradassem os desenvolvedores.
Por isso os desenvolvedores resolveram criar a sua prórpria game engine para o jogo.
Em seus 2 anos e meio de desenvolvimento muitas críticas foram feitas ao jogo.
Os investidores queriam um modo mutiplayer, dificuldade selecionável e muitas outras coisas no jogo.
Como Jensen e Dino estavam muito decididos do que queriam, eles resistiram as críticas, apesar de absorver algumas para poder aprimorar o jogo.
O lançamento
Limbo foi lançado em 21 de julho de 2010 no antigo xbox live arcade.
Apenas no xbox 360 o jogo vendeu mais de 500.000 cópias em 1 ano, gerando uma receita de 7,5 milhões de dólares.
Um ano depois o jogo foi lançado para a Steam e para o PS3.
O jogo recebeu diversos prêmios desde o seu lançamento.
Foi também escolhido o melhor jogo do ano de 2010.
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