High Concept é um termo pouco conhecido pelos iniciantes no desenvolvimento de jogos.
Mas que é muito importante para desenvolvedores iniciantes, e principalmente para quem seguir na carreira de Game Designer.
E nesse artigo vamos te ajudar a entender melhor a importância do High Concept para todo o seu projeto.
O que é um High Concept?
É comum sempre escutarmos dizer que o primeiro passo da criação de um jogo é o seu planejamento.
E logo de cara já pensamos no GDD do nosso jogo, que é onde ele será documentado detalhadamente.
Porém, para projetos de escopo médio e grande, esse GDD acada se tornando um documento muito extenso.
Pois, projetos maiores assim trazem muitas mecânicas e sistemas mais elaborados.
Mas, documentar um jogo de escopo maior sem nem antes validar a ideia, pode ser um grande erro.
E é nesse caso surge o High Concept, que é uma documentação mais objetiva afim de validar uma ideia.
E que trará um resumo do seu jogo e os principais pontos que ele apresentará ao jogador.
Para quem é esse High Concept?
O principal detalhe a se observar é que ele também precisa ser escrito da melhor maneira possível.
Pois, você precisa analisar para qual público está criando esse High Concept e quem vai ler ele.
Por exemplo, os termos que você usaria para o público comum, seriam diferentes de termos usados para apresentar a investidores.
E isso porque investidores gostariam de ouvir termos mais técnicos, enquanto que pessoas comuns não compreenderiam.
E como seu objetivo é validar se esse ideia é boa, antes de seguir para o GDD e desenvolvimento.
Você precisa ser o mais claro e legível possível, a depender do caso retirando termos técnicos, por exemplo.
E resumindo, esse é um documento curto e que normalmente possui uma ou 2 paginas.
E que precisa ser extremamente fácil de se compreender, para validar sua ideia da melhor maneia possível.
Como estruturar?
Uma boa forma de se estruturar esse documento é dividi-lo em 3 partes centrais.
E na primeira parte você cria uma pequena descrição muito atrativa do seu jogo.
E que seria um resumo breve, mas interessante, que passe bem a ideia do que o jogador encontrará em seu game.
Mas já na segunda parte dessa estrutura, é interessante você listar as Features do seu game.
Ou seja, faça uma lista com as principais mecânicas do seu jogo.
Pois, dessa forma o leitor poderá ter um vislumbre mais claro de como seria a jogabilidade do game.
E na terceira parte você explicará uma visão geral do seu jogo, perante o jogador e também mercado.
E assim seu documento ficará muito claro e robusto para qualquer pessoa.
Perguntas importantes
Seu High Concept precisa ser breve, mas não pode deixar responder as perguntas listadas abaixo:
O que é esse jogo, seus objetivos e quais as mecânicas presentes nele?
Quem é o personagem ou entidade principal, como é sua aparência e o que ele faz dentro do jogo?
Onde ocorre a história do jogo?
Onde o jogo será publicado? Quais são as plataformas escolhidas?
Quando o jogo será lançado?
Qual o seu tempo de desenvolvimento estipulado?
Qual seu público alvo?
Porque o jogo está sendo criado? Em que ele se destaca dos demais?
Quais são os jogos concorrentes e semelhantes ao seu?
Em qual game engine ele está sendo criado?
Quanto o jogo custará e qual o tamanho da sua equipe?
Portanto, dominar a criação de um High Concept é uma habilidade indispensável.
E assim poder transformar uma ideia inicial em um projeto de jogo viável e atraente.
Passando muito mais credibilidade e transparência para o público que a sua ideia for apresentada.
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