Hellblade 2 foi lançado em 21 de maio de 2024, e impressionou o mundo todo com seus gráficos fotorrealistas.
E muitos até mesmo afirmam que esse jogo possui o melhor gráfico já visto até hoje em jogos.
Mas, fica a grande pergunta: quais técnicas eles aplicaram em Hellblade 2 para alcançar esse resultado?
Hellblade 2 feito na Unreal 5
O primeiro ponto a se observar é que o jogo foi desenvolvido na Unreal Engine 5.
E por si só, essa Engine já é considerada a Game Engine que entrega os melhores gráficos 3D do mercado.
Pois, ela disponibiliza diversas ferramentas, que facilitam o desenvolvimento de um jogo 3D realista.
Por exemplo, uma ferramenta de criação de cenários com ambientações ultrarrealista em vegetações e terrenos.
Mas, com um processamento da física e colisão muito próximo ao que te fato acontece no mundo real.
E fora todo o suporte a diversos esquemas de iluminação dinâmica e com cálculos em tempo real.
E podemos dizer que Hellblade conseguiu extrair o máximo de todas estas ferramentas disponíveis.
Hellblade 2 e a Fotogrametria
Os desenvolvedores da Ninja Theory, foram até a Islândia, um país nórdico famoso por suas belas paisagens características.
Pois lá, eles realizaram todo um trabalho de referenciação, fazendo filmagens e fotos locais.
E tudo isso pra aplicar técnicas como a Fotogrametria com muito mais precisão e realismo.
E a fotogrametria, utiliza fotografias para medir e criar modelos tridimensionais de objetos e ambientes do mundo real.
Pois, com essa técnica é possível capturar detalhes minuciosos de texturas e formas que seriam complexas de criar manualmente.
E usando um software que detecta pontos de referência comuns entre as fotos.
E usa algoritmos para reconstruir a geometria 3D do objeto ou ambiente.
Pois assim, a partir das imagens processadas, o software gera um modelo 3D detalhado.
E as texturas das fotografias são mapeadas no modelo 3D para preservar a aparência realista.
Tesselação (Tessellation)
Jogos 3D obviamente utilizam modelos 3D para criarem ambientes e personagens.
E esses modelos 3D basicamente são feitos por pequenos polígonos combinados com malhas de texturas.
E o Tessellation é uma técnica que se refere ao processo de subdividir superfícies em polígonos menores.
Pois, esta técnica é especialmente útil para aumentar a complexidade geométrica de uma cena ou objeto.
E isso sem a necessidade de aumentar significativamente a quantidade de dados que precisam ser processados.
E começando com uma malha básica, onde ela é subdividida em polígonos menores, aumentando a resolução da superfície.
Mas, podendo ser ajustada dinamicamente para diferentes partes de um objeto ou cena.
Por exemplo, áreas próximas à câmera podem ter um nível de detalhamento mais alto.
E áreas distantes têm um nível mais baixo, reduzindo o impacto no processamento, mas mantendo uma alta qualidade.
Motion Capturing
O que mais impactou o mundo em Hellblade 2 sem dúvidas foram seus personagens.
Pois, eles contem uma realidade gráfica absurda e expressões faciais extremamente precisas e realistas.
E esse ponto foi crucial para manter a identidade do jogo, que precisa demais de transmitir os sentimentos dos personagens.
E para alcançar o realismo de expressões e movimentações, eles utilizaram a técnica de Motion Capturing.
O motion capturing é uma técnica utilizada para gravar os movimentos de pessoas reais usando atores, por exemplo.
E permite criar animações realistas e naturais, replicando fielmente os movimentos capturados do mundo real.
Pois, um espaço dedicado é preparado com várias câmeras posicionadas ao redor da área de captura registrando movimentos em 3D.
E aqui os atores, usam trajes especiais equipados com marcadores refletores e sensores de movimento.
E esses dados são aplicados a um “esqueleto” digital, que é vinculado a um modelo 3D.
Mas, permitindo assim, que o modelo digital se mova exatamente como o sujeito de captura.
Ray Tracing
Todas as técnicas anteriores foram extremamente cruciais para obterem o resultado final.
Porém, sem uma técnica de iluminação fidedigna, as outras técnicas não seriam precisamente exibidas ao jogador.
E para isso é necessária uma técnica de iluminação, que se aproxime ao mundo real, como o Ray Tracing.
E essa é uma técnica que simula de maneira realista como os raios de luz interagem com os objetos em uma cena.
Pois, o Ray Tracing segue o trajeto real dos raios de luz, atingindo os objetos e se dispersando pelo ambiente.
E resultando em imagens com iluminação, sombras, reflexos e refrações altamente realistas.
E Ray Tracing representa um avanço significativo na renderização gráfica, oferecendo um nível de realismo sem precedentes.
Mas, com o contínuo desenvolvimento de hardware e algoritmos de otimização, espera-se que a técnica se torne cada vez mais comum.
E essas são algumas das técnicas mais avançadas utilizadas, somadas a outras básicas como: Post processing, SFX, Oclusion Culling, etc.
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