Uma das primeiras coisas que atraem a atenção de possíveis compradores para seus jogos, é a arte.
Seja 2D ou 3D, gráficos chama muita a atenção, e precisam ser bem trabalhados, principalmente em jogos 2D desenhados.
Seja pixel art, arte digital, etc, as cores precisam ter harmonia entre si de forma a se combinarem!
A importância das cores!
Assim como músicas ou palavras, as cores também conseguem carregar em si sentimentos e sensações.
E precisam ser muito bem aplicadas em seus jogos, desde os desenhos em si até as cores do menu e UI do game.
Cores fortes se destacam aos olhos, porém, quando usadas de forma saturadas podem trazer cansaço para a vista.
Enquanto cores suaves trazem uma certa suavidade, mas, usada em excesso torna seu jogo meio apagado e morto.
Então é preciso um equilíbrio entre as cores, e principalmente saber quando usar cores saturadas e quando não.
Um vermelho saturado pode ser utilizado quando existe uma urgência, como, por exemplo, ao tomar um dano do inimigo.
Já cores menos saturadas combinadas com opacidade ou transparência, podem ser usadas como partículas, de poeira, por exemplo.
O que é harmonia das cores?
A harmonia das cores nada mais é do que o equilíbrio e a coerência entre as cores existentes nas cenas.
Onde você consegue usar os diferentes tons para realçar, a cor central que carrega o sentimento que você deseja passar.
Através de um estudo aprofundado da teoria das cores, é passivei usar cores análogas, complementares.
De modo a maximizar os sentimentos de uma cena, como em Hollow Knight, por exemplo, foram usadas muito bem.
Onde os artistas adotaram uma paleta de cor puxada para o azul, e sem tanta saturação, nos primeiros cenários.
Isso tudo para nos remeter um forte sentimento de solidão e vazio, somado as cores neutras do personagem.
E que se arrasta para todo o cenário de Dirtmouth, mostrando o quão solitário e vazia é a cidade!
Porém, quando enfrentamos a Radiância, o cenário é todo vivo, com cores amareladas e bem saturadas.
Remetendo uma sensação de divindade, luz, poder e onipotência, que caracterizam o Boos final do jogo!
E este jogo é apenas um exemplo dos diversos jogos que fazem bons usos das paletas e harmonia das cores.
Dicas para um bom uso das cores
Um bom começo é excluir a ideia de cor local, que é o fato de pintar as cores iguais ao mundo real.
Por exemplo, folhas de árvores verde e o tronco de marrom… você pode e deve inovar o uso das cores nos teus trabalhos.
Outra boa dica é sempre usar um círculo cromático como referência, aliado a teoria das cores em si.
Vale a pena se aprofundar no uso da Monocromia, onde você usa tons variados de uma mesma cor.
E também no uso de cores análogas, complementares, complementares divididas, tríade, quadrado harmônico, ect.
Enfim, o estudo das cores pode ser algo que traga muito valor para seus projetos se destacarem dentre tantos jogos!
E assim como qualquer área do gamedev, cores e sua utilização tem sim seu peso e valor!
Por isso deixaremos logo abaixo um video completo que vai te ajudar com suas paletas de cores:
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