Ao falarmos de games nostálgicos , sem dúvidas, GTA será sempre lembrado.
Uma das franquias mais bem consolidadas e aclamadas do mundo dos games e que fez parte da infância e adolescência de muitos de nós.
Depois de anos, finalmente a Rockstar resolveu dar uma cara nova ao GTA 3, GTA: Vice City e GTA: San Andreas, delegando o trabalho de fazer um remaster ao studio Grove Street Games, que optou em utilizar da Unreal Engine para realizar esse trabalho.
Com a promessa de introduzir controles modernos e inspirados em GTA 5, melhorias na resolução e visuais, além de outros ajustes e aperfeiçoamentos nos três jogos.
A Rockstar Games é uma das empresas mais misteriosas em relação aos seus jogos, sendo muito conhecida por ter uma comunicação péssima com a comunidade ao não divulgarem muito a respeito dos títulos prestes a serem lançados.
Então, no dia 11 de novembro de 2021, GTA Trilogy é lançado e uma serie de fatos fizeram com que toda a comunidade se decepcionasse com o que foi entregue.
Atitudes duvidosas!
Lançaram teasers e trilers a poucos dias do lançamento, onde a maioria das imagens foram retiradas de cutscenes.
Derrubaram mods que agregavam mapas novos aos jogos, novas texturas , mods gráficos e projetos que estavam recriando o GTA San Andreas na Unreal Engine.
Não dá para saber ao certo se tomaram essas atitudes para se protegerem ou por medo de toda a comunidade comparar as versões e perceberem que a versão feita por eles estava muito abaixo das que foram feitas pelos próprios fãs!
Outra atitude que enfureceu muitos os fãs, foi o fato de terem removido as versões clássicas desses jogos das plataformas e em seguida efetuar a venda casada dos três títulos, obrigando a todos a pagar praticamente 300,00 reais ou mais em jogos que claramente poderiam ser vendidos separados.
Falta de organização?
Após comunicarem que o lançamento do jogo seria padrão para o mundo todo, evitando assim que países como a Nova Zelândia, que tem o fuso horário adiantado, tenham acesso antecipado ao jogo. Simplesmente não o fizeram, seja por descaso ou descuido, o jogo foi lançado com antecedência nesses países do mesmo modo, logo após, sendo removido por completo das lojas da Sony, e tendo seu retorno apenas no horário oficial de lançamento, impedindo a qualquer um de comprar o jogo durante esse período.
Outro problema que os jogadores que compraram o game enfrentaram, foi quando a Rockstar de fato retirou o game do rockstar launcher, por não terem filtrado melhor os arquivos do jogo e lá terem sido encontrados arquivos secretos do desenvolvimento do game, com comentários dos diretores e desenvolvedores e até o minigame do “Café Quente”, o qual já rendeu até processos para a empresa!
Houve melhorias?
O maior destaque em melhorias foi sem dúvidas a parte gráfica do game, principalmente nos cenários em si. Vegetação, mar, árvores, veículos, entre outros, receberam um grande upgrade em suas texturas, tornando o jogo muito mais bonito quando comparado com as suas versões clássicas antigas.
Também melhoraram demais a parte da iluminação, houve um grande aumento nas taxas de quadro (FPS) do jogo.]
Bugs e problemas!
Enquanto que nos cenários houve melhorias absurdas, a parte de textura e modelagem dos npcs em si, quase não teve alterações, destoando demais da ambientação. Com movimentações estranhas e idênticas as encontradas nas versões antigas de PS2, além de personagens completamente desproporcionais.
Removeram um multiplayer local que era possível nas versões antigas e simplesmente não deram nenhuma explicação do porquê.
Implementaram a função LIP-SYNC (sincroniza a movimentação dos lábios com o áudio das falas nos jogos), porém, acabou ficando estranho e mal sincronizado.
Outro ponto decepcionante, foi a melhoria de gameplay prometida, onde seria muito próxima ao GTA 5, mas, na verdade não teve nada a ver e se resumiu apenas na roda de armas, GPS possibilitando marcar no mapa e AutoSave ainda com chekpoints mal definidos e te fazendo voltar muito atrás na gameplay, de resto, está idêntico à versão de 20 anos atrás.
Os áudios dos efeitos sonoros parecem ser exatamente os mesmos e deixando a desejar, visto que hoje em dia existem efeitos sonoros melhores e mais realistas disponíveis.
Músicas clássicas e marcantes também foram retiradas, pois optaram em não pagar os direitos autorais das mesmas.
Sem contar os diversos bugs encontrados de render, textura, áudio, saves, enfim, definitivamente não era o nível de qualidade que todos esperavam!
Rockstar Games pede desculpas!
Por culpa desses e outros fatores que citamos acima, GTA: The Trilogy está com uma média de 0,5 pontos de 10 no Metacritic, mostrando toda a insatisfação dos jogadores.Recentemente, a Rockstar veio a público se desculpar em declaração postada em seu site oficial, reconhecendo que o jogo foi lançado em um estado que não atende os requisitos de qualidade da empresa, e se prontificaram em liberar atualizações para todas as versões que trarão melhorias para alcançar o nível de qualidade que esses títulos merecem ter.
Também irão dar sem custo adicional a todos que compraram GTA: The Trilogy , as versões clássicas e devolve-las para a loja oficial da Rockstar como pedido de desculpas por todo o ocorrido.
É muito triste ver como as grandes empresas que são donas de jogos eternizados e amados por todos, tratam os mesmos.
Sabemos que diferente de nós desenvolvedores indies, elas possuem à sua disposição todo recurso necessário e os melhores profissionais do mercado, ainda assim parecem fazer de qualquer jeito um trabalho que os próprios fãs fariam e fizeram de graça, com todo carinho e dedicação do mundo.
Mas e você, chegou a comprar e jogar GTA: The Trilogy ? Qual foi a sua experiência e opinião sobre tudo que vem acontecendo?
Seja o primeiro a comentar.