Publicar os primeiros jogos podem ser um desafio e tanto para o desenvolvedor iniciante.
Pois, surgem inúmeras dúvidas que exigem uma escolha, como, por exemplo, devo publicar na Steam Google Play?
E neste artigo você conhecerá quais as vantagens e desvantagens existentes entre essas duas plataformas.
Publicar na Steam
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A Steam sem dúvidas é a principal plataforma escolhida pela grande maioria dos desenvolvedores independentes.
Pois, o alcance da loja é mundial, com uma base de mais de 100 milhões de usuários.
E seu jogo, desde que esteja traduzido para vários idiomas, poderá ser vendido em inúmeros países.
E logicamente, você precisara criar uma conta de desenvolvedor para conseguir publicar na plataforma.
Mas, também existe a necessidade de pagar um slot para cada jogo que queira publicar, e custa 100 dólares.
Porém, uma das grandes vantagens é o seu incrível algoritmo que impulsiona o seu jogo no período do lançamento.
Pois, nesse período a Steam leva um grande trafego de usuários para conhecer a sua página de vendas.
E ajuda a coletar mais listas de desejos, que poderão ser convertidas em futuros compradores.
E para seu jogo vender bem você precisará também ter um bom jogo e criar uma excelente página de vendas.
Mas, além disso, a Steam promove inúmeros eventos que ajudam o desenvolvedor fazer mais vendas.
E o valor do Slot também é devolvido assim que o jogo atingir uma renda bruta de 1.000 dólares.
Pois, o lucro real da Steam, vem de uma comissão de 30% das vendas feitas pelo seu jogo na loja.
Publicar na Google Play
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Muitos desenvolvedores ficam com dúvidas se lançam o primeiro jogo para computador ou celular.
E aqui entra em, cena a Google Play que é a principal loja para a publicação de jogos para android.
E assim como a Steam a Google Play dá ao desenvolvedor um alcance mundial para comercializar o seu jogo.
Mas, aqui você paga apenas 25 dólares para obter a sua conta de desenvolvedor e publicar quantos jogos quiser.
E a divisão de lucros funciona assim:
Para desenvolvedores inscritos no nível da taxa de serviço de 15%:
15% sobre o primeiro USD 1 milhão em ganhos anuais
30% para lucros acima de USD 1 milhão no ano
30% para os desenvolvedores que não estão inscritos no nível da taxa de serviço de 15%
15% para produtos por assinatura com renovação automática.
Mas, talvez o grande lado ruim aqui é que a Google Play não possui um algoritmo como da Steam.
Pois, as formas principais de monetização é freemium, anúncios ou compras no aplicativo, e vendas do jogo funcionam bem menos.
E para fazer uma boa renda com anúncios, ou para seu jogo se destacar, ele precisa de muitos usuários ativos.
E dessa forma os jogos que rodam mais campanhas de marketing, acabam tendo mais destaque aqui.
Por isso, desenvolvedores indies tem muitas dificuldades em se destacar na Google Play.
Mas, sem dúvidas ela é mais acessível que a Steam em termos de custo de publicação.
Em resumo, tanto a Steam quanto a Google Play são excelentes plataformas para se publicar seus jogos.
Mas, é recomendável que você faça uma análise das vantagens e desvantagens de cada uma das plataformas.
E veja qual é mais acessível para a sua situação atual, e acima de tudo tenha um ótimo produto para vender.
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