Gerenciamento de Projetos são abordagens organizadas e estruturadas para criar qualquer tipo de software, como jogos, por exemplo.
E elas fornecem diretrizes sobre como planejar, projetar, implementar, testar e manter um projeto ao longo do tempo.
E essas metodologias ajudam as equipes de desenvolvimento a trabalhar de maneira eficiente.
Porém de forma colaborativa e adaptável, proporcionando diferentes processos e ferramentas.
E alcançar o sucesso no desenvolvimento de produtos.
Gerenciamento de Projetos: Modelo Cascata
Este é um modelo sequencial linear, onde cada fase do desenvolvimento ocorre em uma ordem fixa.
E isso inclui concepção, design, implementação, testes e manutenção.
E essa pode não ser tão flexível para ajustes durante o processo.
Ou seja, no desenvolvimento em cascata, o jogo é construído em etapas fixas, uma após a outra, sem voltar atrás.
Mas, esse modelo pode funcionar muito bem para desenvolvedores indies, equipes pequenas.
E que buscam criar jogos simples e rápidos, e para eventos como Game Jams.
Pois, ele força muito a agilidade em finalizar e seguir para a próxima etapa.
E uma vez na próxima etapa, não se retorna nas etapas anteriores.
Mas pode ser um modelo de trabalho complicado caso o seu projeto necessita de muitas alterações ao longo do desenvolvimento.
Gerenciamento de Projetos: Modelo em V (V-Model)
É uma extensão do modelo cascata, mas aqui cada fase de desenvolvimento tem uma fase correspondente de teste.
E Isso ajuda a garantir que cada etapa seja validada antes de prosseguir para a próxima.
E impedindo de avançar sem de fato concluir com excelência o que foi planejado.
Mas, focando na rápida iteração e prototipagem assim como em cascata.
Porém, orientado para projetos onde os requisitos não são bem compreendidos no início e podem mudar ao longo do tempo.
Gerenciamento de Projetos: Scrum
Divide o desenvolvimento em ciclos chamados sprints, geralmente de duas a quatro semanas.
E cada sprint resulta em uma versão funcional do produto e o Scrum enfatiza a colaboração, flexibilidade e entrega contínua.
E este método é muito utilizado e encaixa perfeitamente para desenvolvimento de jogos, pois, incentiva o trabalho em equipe.
Primeiramente a equipe define as tarefas, por exemplo, todo o planejamento do jogo.
E o que deve ser feito, então se inicia a tarefa em um ciclo de 2 á 4 semanas.
Mas tirando um dia para reuniões e alinhamento de progresso e dificuldades.
E depois é necessário gerar uma build, e testar as implementações.
E caso bem sucedidas, o ciclo se reinicia, mas agora com um novo trabalho, e a equipe segue esses passos até, finalizar o produto.
Kanban
Uma abordagem baseada em visualização do fluxo de trabalho onde as tarefas são representadas em um quadro “Kanban”.
E a equipe move as tarefas de uma coluna para outra à medida que progridem.
Sendo extremamente recomendado para fluxos de trabalho contínuos.
E à medida que as tarefas são realizadas, os post-its movem-se para a coluna seguinte.
E se torna muito mais visual e satisfatório ver o progresso do trabalho sendo feito.
Porém, se você reparou bem esse sistema de trabalho é exatamente o que está por trás do conceito do Trello.
Em Todo, você deixara os trabalhos a serem realizados, Doing são os trabalhos que estão sendo feitos.
E Done tudo que já foi finalizado, sendo um fluxo bem mais fácil de se compreender.
E dessa forma, todo a equipe consegue visualizar exatamente o que cada membro está fazendo.
O que foi feito, e quanto falta pra finalizar, sendo perfeito para equipes de desenvolvedores, por exemplo.
DevOps
Antigamente era comum a equipe de desenvolvimento criar um software.
E entregar para a equipe de operações, seguindo para codar um novo software.
Mas, ao fazer o monitoramento a equipe de operações recriava inúmeros bugs.
E quando solicitava a equipe de desenvolvimento, eles estavam ocupados em um novo trabalho, atrasando as correções.
E o DevOps enfatiza a colaboração e a comunicação entre desenvolvedores e operações.
Mas unindo assim às duas equipes, e gerando um ciclo contínuo de correções e monitorações no software.
Conhecer diferentes modelos de gerenciamento de projetos oferece uma base sólida para desenvolvedores iniciantes.
E permitindo que abordem projetos com eficiência, adaptabilidade e compreensão abrangente do ciclo de vida do desenvolvimento de software.
E acima de tudo é possível combinar modelos de gerenciamento e adaptar melhor a realidade do seu projeto em específico.
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