Uma das maiores preocupações que nos deparamos ao planejar um jogo, é com relação a sua rejogabilidade.
Pois, desenvolver um jogo que seja interessante e pouco enjoativo para o jogador, é um grande desafio.
Uma vez que se torna muito difícil sempre trazer novidades ao jogador que já jogou seu game por dezenas de horas.
Porque os jogos tendem a ser enjoativos?
Todo desenvolvedor tem o difícil desafio de criar um jogo que consiga constantemente prender a atenção do jogador.
Pois, os usuários ao comprar um jogo, esperam ser surpreendidos com uma experiência totalmente inovadora e divertida.
E hoje em dia, com a vasta quantidade de games no mercado, os jogadores acabaram se tornando mais exigentes.
E isso acontece, por já existirem diversos games excelentes em todos os estilos e tipos de jogos existentes.
Mas, independente do jogo que você crie, é necessário adicionar elementos que convençam o usuário a sempre voltar a jogar.
Porém, existem técnicas que nos ajudam a entregar uma experiência totalmente renovada a cada partida.
E contribuem muito para sempre trazer uma experiência renovada para o jogador, e uma delas é a Geração Procedural.
O que é Geração Procedural?
Basicamente se refere a algum elemento ou vários em um jogo, gerado de maneira aleatória.
E é uma técnica onde o próprio algoritmo, gera elementos, diferente a cada nova fase ou partida iniciada.
E ela pode ser aplicada de diversas formas, gerando cenários novos, inimigos aleatórios, level design novo, etc.
Pois, tudo vai depender de onde os desenvolvedores irão aplicar essa técnica dentro do jogo.
Quais são as vantagens?
O fato de termos que colocar a mão, cada elemento dentro do jogo, consome muito tempo de desenvolvimento.
E torna o trabalho pouco escalável, imagina montar manualmente em um jogo, mais de 100 cenários.
E sem dúvidas os cenários seriam sem criatividade, muito repetitivo e por consequência, enjoativo ao jogador.
Mas, aplicando a geração procedural, o próprio algoritmo se encarregaria de gerar cenários totalmente aleatórios e diferentes.
Por exemplo, um jogo de labirinto com 10 fases feitas a mão, o jogador aprenderia os caminhos zerando poucas vezes.
Mas, com a geração procedural, você criaria apenas 1 mapa, que poderia ser reutilizado mais de 200 vezes.
Pois, a cada vez esse mapa se modificaria, modificando também o caminho até a porta de saída.
E dessa forma você ganhou tempo de desenvolvimento, e entregou uma experiência totalmente renovável ao jogador.
Onde posso aplicar?
A reposta seria: onde melhor se encaixar em seu game, e que consiga trazer mais vantagens.
Pois, você pode aplicar a Geração Procedural em parte das mecânicas, ou até mesmo no game inteiro.
E o importante é que faça sentido para a experiência que você quer entregar ao jogador.
E você pode até aplicar apenas em cenários, o design do level, inimigos randômicos, etc.
E personalizar outras partes do seu jogo, como uma sala de batalha de Boos especial, entre outras opções.
Um grande exemplo, de um bom uso dessa técnica seria o game Minecraft, que continua vivo até hoje.
Uma vez que a cada nova partida, cada jogador encontra uma experiência totalmente única.
Em resumo, estudar a Geração Procedural pode te trazer uma opção a mais, na hora de planejar seu game.
E criando um bom algoritmo para isso, pode te fazer polpar muitas horas de desenvolvimento.
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