Gatilhos Mentais são estímulos externos que disparam nas pessoas uma resposta mental.
E também comportamental bem específica, em reação a determinado acontecimento ou ação.
E são amplamente utilizados em publicidade, marketing e propaganda, por influenciar as pessoas a tomar certas decisões.
E podem ser utilizados em vários elementos dentro dos jogos, para tornar a gameplay mais agradável para o jogador.
Gatilho da Escassez
O gatilho da Escassez se baseia no medo que as pessoas têm de perder algo ou de ficar sem algo, criando um desejo enorme de posse e controle.
Em jogos ele é muito utilizado para fazer com que o jogador, dê o seu melhor para não perder algo que possua ou que conquistou anteriormente.
Jogos Roguelikes que te fazem perder tudo ao morrer, e recomeçar do zero para recuperar, usam esse gatilho, dando um estímulo a mais para o jogador não parar de jogar enquanto não recuperar o que perdeu.
Gatilho da Autoridade
É um gatilho mental baseado na forte tendência que as pessoas têm de seguir a liderança de um especialista em determinado assunto.
Esse gatilho pode ser notado em jogos competitivos em equipe, onde normalmente o jogador mais habilidoso e experiente, exerce um papel de líder do grupo, tendo assim uma certa autoridade sobre os demais.
E quanto mais você joga, mais experiência e autoridade você receberá no jogo, ao jogar com outras equipes, onde você pode acabar liderando.
Gatilho da Reciprocidade
É o gatilho baseado na necessidade que as pessoas sentem de retribuir uma gentileza ou um favor recebido.
E o gatilho da reciprocidade pode ser notado em jogos grátis mobile, por exemplo, onde você pode jogar o game, e a forma de retribuir seria assistindo anúncios que aparecem, ou comprando acessórios dentro do jogo, que não são obrigatórios para a gameplay.
Jogos como Angry Birds, Free Fire, Diablo, por exemplo, usam da reciprocidade para conseguir gerar os lucros do game.
Gatilho da Curiosidade
O gatilho da Curiosidade consiste na tendência que as pessoas têm de querer saber mais sobre coisas que são desconhecidas para elas.
E esse gatilho pode ser utilizado de diversas formas dentro dos jogos, criando situações e acontecimentos que deixarão o jogador com uma “Pulga atrás da orelha”, e só serão resolvidas futuramente.
Criar histórias e personagens misteriosos, lugares inacessíveis para o jogador inicialmente, ou até bestiários só com silhuetas, que precisarão ser descobertas, são alguns exemplos de como usar esse gatilho.
Gatilho da Autoconfiança
Esse gatilho se baseia no fato de as pessoas se sentirem mais confiantes e determinadas quando são elogiadas ou recebem reconhecimento pelo que fazem.
E esse gatilho pode ser aplicado em seu personagem principal do seu jogo, fazendo o jogador se sentir um Deus dentro do game por controlar um personagem extremamente poderoso.
CastleVania: Lords Of Shadows 2 e God Of War 2, são dois bons exemplos onde o personagem que você controla são praticamente um “Deus” dentro do game.
Gatilho da Emoção
O gatilho da emoção tende a deixar as pessoas mais influenciáveis quando estão emocionalmente envolvidas com algo.
E com esse gatilho o jogador se sentirá muito mais apegado com seu jogo, com os personagens do game, e quando bem aplicado tem muito potencial para criar uma grande fã base para seu game.
É difícil apontar um único elemento que desperte sentimentos nas pessoas, mas se for apostar, invista em ter boas músicas e efeitos sonoros em seu jogo, pois, elas facilitam essa conexão emocional.
Gatilho da Urgência
As pessoas tendem a se sentir mais motivadas a tomar uma ação quando há uma sensação de urgência ou pressa.
Em jogos podemos despertar a sensação de urgência no jogador de diversas formas, e principalmente para ressaltar o nível de desafio do nosso game.
Incluir elementos como contadores de tempo para algo acontecer, cortina de gás fechando o mapa do jogo como no Pubg, ou até jogos speed runners, fazem bom uso desse gatilho.
Gatilho da Antecipação
As pessoas tendem a se animar com a perspectiva de um evento ou recompensa futura.
E em jogos podemos perceber esse gatilho presente em vários momentos.
Por exemplo, no clássico chefão que te dá uma surra logo no início do jogo.
E de alguma forma você sobrevive para enfrenta-lo novamente no futuro.
Outra forma de antecipação é dar recompensas para o jogador sempre que ele superar um desafio, premiando pelo seu esforço.
Gatilho da Exclusividade
Esse gatilho é ligado diretamente ao fato de as pessoas valorizarem mais aquilo, que é exclusivo ou difícil de obter.
E pode ser inserido em seu game através de lojas dentro do jogo com itens exclusivos, armas raras, skins únicas.
E até sistema de leaderboards e ranqueamente, onde apenas um jogador ou equipe pode estar no topo.
Pokémon Go explorou muito bem esse gatilho oferecendo Pokémons raros em determinadas localizações.
Pois, chegou ao ponto de fazer o jogador ir até um local remoto, apenas para obter aquele Pokémon exclusivo.
Gatilho da Novidade
As pessoas tendem a se interessar por coisas novas e inovadoras, que quebrem o padrão… e o gatilho da novidade explora isso.
Em jogos é interessante sempre manter o jogador recebendo novidades ao longo da gameplay.
E evitar que ele fique entediado ou perca o interesse ao decorrer do jogo.
E o Level Design ajuda você a manter o gatilho da novidade constante, entregando de forma gradual, novidades.
Por exemplo: mecânicas novas para o jogador, novas habilidades, novas áreas do mapa, novas skins, finais diferentes, etc.
Gatilho da Simplicidade:
As pessoas são mais propensas a tomar decisões quando elas são simples e fáceis de entender.
E jogos minimalistas exploram muito bem esse gatilho, descomplicando a gameplay do jogador, com controles simples e intuitivos.
Aplicar em jogos controles simples, huds mais objetivas e sem informações desnecessárias, podem ajudar a explorar esse gatilho.
kingdom two crowns usa muito bem esse gatilho em seus controles.
Pois, basicamente você tem apenas a movimentação básica e um botão de interação.
Gatilho da Exceção
As pessoas são mais propensas a tomar decisões, quando são apresentadas a uma opção que se destaca das demais.
E que traga algo único e diferencial, quando comparado as opções concorrentes.
E jogos indies são jogos muito bons em usar esse gatilho.
Pois, é comum todo ano surgir um novo game indie, com uma mecânica única e que se destaca no mercado.
Vampire survivors é um excelente exemplo de um jogo que trouxe uma jogabilidade única.
E praticamente deu à luz a um novo gênero de jogos.
Gatilho da Personalização
As pessoas são mais propensas a tomar decisões ou se apegarem, quando se sentem especialmente ligadas a algo.
E o exemplo aqui, são jogos que permitem a customização da aparência de seus personagens ou objetos de jogo.
Pois, o jogador acaba criando um laço maior com o jogo, porque sua customização tornou o objeto único para ele.
E um grande exemplo é o Need For Speed Underground 2.
Pois, marcou a franquia por dar diversas possibilidades de customização para seu carro.
E existem diversos tipos de gatilhos mentais que podem ser aplicados em jogos.
E que irão trazer vários benefícios, mas você não precisa usar todos.
Pois, você pode adaptar esses elementos em vários pontos do seu game, seja na história, seja em mecânicas, etc.
E o importante é saber usar bem esses gatilhos mentais para reforçarem a gameplay do seu game.
E trazer uma maior imersão e diversão por consequência!
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