Uma das maiores preocupações de todos os desenvolvedores é sem dúvidas a experiência final do usuário.
Pois, ao finalizarmos o game queremos que tudo esteja funcionando como planejamos inicialmente.
E para que isso seja possível é necessário muitos testes ao longo do desenvolvimento, para buscar falhas e bugs.
Porque é crucial testar os jogos?
Normalmente em jogos indies ou empresas pequenas, a própria equipe é quem faz os testes do game.
E buscam verificar como anda a jogabilidade encontrar bugs para correções, e reportar ao programador as conclusões.
E é comum também criar varias versões para testes ao público ao longo do desenvolvimento.
E muitos colocam até mesmo amigos, irmão e parentes para jogar o game.
Pois, para empresas pequenas além de conseguir diversos feedbacks, também serve como divulgação.
E reduz drasticamente as chances de o game sair com muitos problemas, pois a grande maioria será ajustada no processo.
Então para o desenvolvedor indie, é crucial sempre criar protótipos e versões alphas e beta de seu game.
Principalmente para poder saber a opinião da galera, ajustar e entender qual o caminho seguir.
Game Tester
Mas, para grandes empresas a realidade é outra, pois, muitos jogos Triple A não podem nem ser divulgados.
E então surge a necessidade dessa profissão conhecida como Game Tester, que ficará responsável de testar o game.
Porém, diferente do que se pensa, um Game Tester não ficará simplesmente jogando o jogo inteiro.
Porque, ele basicamente receberá trechos específicos do jogo, e testará mecânicas isoladas, precisão dos controles, etc.
E sempre buscando de fato encontrar quaisquer, bug possível, que venha a afetar a experiência do usuário.
E quando esses bugs são encontrados, existe um protocolo a se seguir, para entender como a falha ocorre.
Então, primeiro o Tester precisa replicar esse mesmo bug, varias vezes e de todas as formas que ele conseguir.
Pois, após esse passo, ele deverá criar um relatório completo, explicando como ocorre, quais as condições, etc.
E assim facilitar o entendimento dos programadores para implementarem as correções, e mandar novamente para o Tester.
Que novamente irá testar e tentar replicar a falha, e principalmente relatar se a correção está satisfatória.
E em resumo esse ciclo se repete para diversos testes que serão realizados ao longo do desenvolvimento.
Para nós aqui do Brasil, esse tipo de trabalho não é tão comum, pois, nosso mercado ainda está em crescimento.
E é constituído em sua maioria por pequenas empresas e Devs indies, que não conseguem contratar um Game Tester.
E optando assim por meios mais populares de testar seus games, mas em pouco tempo, esse cenário pode mudar!
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