Game Feel e Game Juice são dois termos normalmente usados para se falar das sensações que os jogos nos trazem.
E muitas vezes são retratados como sendo a mesma coisa, mas, na prática, não é bem assim.
E apesar de parecidos, existem diferenças entre os dois termos, pois, cada um corresponde algo específico dentro do desenvolvimento.
Game Feel
Este termo se tornou conhecido após o lançamento do Livro: “Game Feel : A Game designers guide to virtual Sensation”.
E nos ajuda a se aprofundar neste termo, que está diretamente ligado as sensações transmitidas nos jogos, ao jogador.
Pois, o Game Feel, desperta no jogador, sentimentos que se tornam uma poderosa conexão com o jogo.
Resident Evil Village
Jogos de terror são excelentes exemplos de Game Feel, e como afetam o jogador por meio desse conceito.
Pois, em Resident Evil Village, por exemplo, o objetivo dos desenvolvedores é criar uma atmosfera de terror.
E para isso, a ambientação, elementos narrativos, visuais, até mesmo os efeitos sonoros, são planejados para despertar medo no jogador.
E dessa forma eles buscam deixar o jogador constantemente em alerta, e imerso em toda a ambientação.
Valorant
Mas, em jogos competitivos, a característica presente é de serem mais frenéticos, e dinâmicos.
E aqui, o Game Feel já é totalmente diferente, você não quer que o jogador sinta medo.
Pois isso, vai totalmente contra a proposta do jogo, as partidas levariam muito mais tempo pra terminar.
Por exemplo, imagina que estranho seria os jogadores com medo de sair a procura de outros players, em jogos competitivos.
E observe que quando falamos de Game Feel, tudo gira em torno de sentimentos, e como isso afetará seu jogador.
Mas para alcançar um bom Game Feel, precisaremos ter um bom Game Juice.
Game Juice
Já o Game Juice é um outro termo dentro do Level Design, que se refere aos feedBacks dentro de um jogo.
Ou seja, camadas de feedbacks que você pode adicionar ao longo do desenvolvimento, para melhorar a experiência em gameplay.
E isso quando bem aplicado pode trazer ao game, uma maior satisfação ao joga-lo.
Jogos com excelentes Game juice, tem a característica de trazer controles mais precisos, por exemplo.
Pois uma ação mínima do jogador, no controle ou dentro dos jogo em si, traz diversas reações dentro da gameplay.
Como várias explosões, e até diversos efeitos visuais e sonoros em resposta.
E esse exagero traz uma sensação muito boa para o jogador, de que o mundo do jogo é vivo.
Abuse dos feedBacks!
Existem técnicas dentro do desenvolvimento que trazem essa satisfação para a gameplay.
Por exemplo, partículas, explosões, poeira saindo dos pés a cada passo, quando objetos colidam com outros objetos sólidos do cenário.
E partículas de poeira pelo ambiente, efeitos de luzes mais vivos e com animações.
Mas, outro recurso bastante usado são os shakes, por exemplo, de tremer a câmera para aumentar a sensação de impacto.
Por isso, jogos com um bom Game Juice já atraem a atenção das pessoas só de olhar para a gameplay.
Pois, o bom uso de todos esses recursos, deixa tudo muito mais atraente visualmente falando.
E se estendem até ao ponto de o jogador controlar o personagem e poder interagir com cada elemento do jogo.
A ligação entre Game Feel e Game Juice!
Por fim, existe uma linha tênue Entre Game Feel e Game Juice, que podem nos confundir em alguns momentos.
Por principalmente ambas trabalharem em conjunto, para entregar a melhor experiência ao jogador.
Então, a maneira em que determinada mecânica vai acontecer no jogo, é um Game Juice.
Por exemplo, tremendo a tela, dropando luzes, e tudo que já exemplificamos anteriormente.
E o que todos esse feedbacks ira transmitir ao jogador, seja raiva, inspiração, medo, tédio, alegria… É o Game Feel.
E é importante entender essa diferença para facilitar na hora de planejar melhor seu jogo!
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