Game Feel e Game Juice são conceitos que para muitos parecem ser abstratos e difíceis de visualizar.
Mas, sabemos o quanto um jogo polido passa com maestria ao jogador o Feel e O juice do game.
E nesse artigo vamos conhecer uma ferramenta que te ajudar a visualizar e entender esses termos, na prática.
Gostosinho de jogar
Existem inúmeros jogos de sucesso no mercado, desde triple A à indies aclamados.
E é quase que um consenso que todos os jogos de sucesso possuem duas características em comum.
E são elas o excelente Game Feel e Game Juice aplicado em todo o jogo, desde mecânicas, até layouts de menus.
Mas, explicar o que é, na prática esse Feel e Juice, é um pouco difícil por serem detalhes muitas vezes abstratos.
Porém, muitos entendem como aquele jogo “gostosinho de jogar”, ou seja, que tem uma excelente game play.
E resumidamente o Game Feel está muito relacionado ao clima, ou atmosfera do jogo.
Ou seja, todos os detalhes que tornam um jogo de terror amedrontador, por exemplo.
Aquela neblina, aquele ambiente escuro, a trilha sonora marcante, os sons tenebrosos ao fundo, etc.
Ou seja, tudo isso complementa o clima do jogo e passa esse Feel, essa atmosfera.
E o juice entra muito nas mecânicas precisas, feedbaks visuais e sonoros ao jogador, partículas, efeitos, etc.
Porém, ainda assim, na hora dos desenvolvedores aplicar esses detalhes em seus jogos eles se perdem.
Ferramenta de Game Feel
Sébastien Benard, um dos Game Designer de Dead cells e fundado do estúdio Deepnight Games criou uma ferramenta incrivel.
E, na verdade, não é bem uma ferramenta, mas um jogo que mostra de forma prática os efeitos do game Feel na gameplay.
E esse jogo é gratuito, você pode testar do seu navegador sem a necessidade de instalar.
Sendo um jogo simples, com um personagem com movimentações básicas, uma arma e alguns inimigos estáticos.
Porém, o diferencial é que você pode ativar e desativar praticamente todos os efeitos do jogo.
Ou seja, ele pode sair de um jogo bonito e finalizado, para algo muito parecido com um protótipo.
E desativando um a um você consegue entender a falta que cada efeito faz, na prática, dentro do jogo.
Por exemplo, desativando os recursos da arma e balas podemos ver uma diferença gritante.
Pois, com tudo ativado temos efeitos de luzes, rajadas de balas aleatórias, impactos nas paredes, luzes saindo das balas e arma, etc.
Mas, ao desativar, os tiros simplesmente ficam sem graça nenhuma, e tiram a sensação de que aquilo realmente interagiu naquele mundo.
Ou seja, detalhes de Game Fell, já tiraram praticamente toda a graça do sistema de arma do jogo.
E isso só prova o quando vale a pena investir em game Feel e Game juice em nossos jogos!
Mas não sabe por onde começar? Temos uma dica valiosa pra você!
Conheça o nosso curso Game Design Experience, que te ajuda a entender não só sobre game Feel e Juice.
Mas, inúmeros outros conceitos que são aplicados em todos os jogos de sucesso!
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