A sensação de jogo, muitas vezes é conhecida como “Game Feel” ou até mesmo apelidada de “JUICE”.
E é um conceito para muitos desenvolvedores, difícil de se aplicar, na prática em games.
Pois, ele vai muito além de apenas adicionar simples efeitos de shake de tela, slow motions, pausas drásticas e luzes.
A essência do Game Feel

O objetivo do Game Feel é literalmente despertar sensações no jogador, com relação ao que está acontecendo no jogo.
E por isso quanto mais próximo de ser algo convincente, melhor será o impacto no jogador.
E seria algo como a capacidade de ouvir o jogo sem depender exclusivamente de efeitos sonoros.
Ou seja, cada impacto, movimento, pausa e tremor devem ser cuidadosamente criados.
Pois, assim esses efeitos conseguem inspirar o cérebro humano a criar seus próprios sons imaginários.
E os efeitos sonoros, então, desempenham o papel de uma confirmação, validando a sensação percebida previamente pelo nosso cérebro.
Por exemplo, se observarmos uma explosão em um jogo sem som, o bom Game Feel agirá da mesma forma.
Pois, a tele irá tremer exageradamente, partículas voarão para todo lado, um brilho intenso seguido de muito impacto no ambiente.
Mas, se observarmos a mesma cena com som, e sem todo esses efeitos, certamente a explosão sera sem graça.
Ou seja, o Game Feel se utiliza de inúmeros recursos que vão além de efeitos sonoros para impactar o jogador.
Pratique o Game Feel

Aplicar esse tipo de feedback imersivo, pode parecer fácil, mas na prática não é nada intuitivo.
Pois, os desenvolvedores iniciantes tem dificuldades de enxergar qual o feedback adicionar em diversas situações.
E a nossa dica é praticar com projetos simples, para pegar a prática de como melhorar esse jogo.
Por exemplo, crie um projeto simples de plataforma, sem efeito nenhum, apenas com as mecânicas base.
E comece a jogar e analisar o que falta de efeito para deixar essas mecânicas mais gostosas de se usar.
E comece a adicionar uma a uma, para você sempre trabalhar esse olhar critico: “Bom o que mais falta aqui?”.
Pois, assim você notará a diferença e o impacto que cada novo efeito adicionado traz para o jogo!
E quando realmente sentir que o jogo está de fato muito gostoso de se jogar, compare as diferenças.
Em no fim desse projeto de estudo você terá muito mais facilidade pra entender o que o jogo precisa de Game Feel.
Top 7 Juices para testar em seu jogo

Screen Shake: Use a vibração da tela em momentos de impacto ou ação intensifica a sensação de poder e energia.
Pausas e Slow Motions: Breves momentos de pausa ou câmera lenta, após ações como ataques, enfatizarão ainda mais a ação.
Explosões Visuais: Efeitos visuais repletos de partículas durante explosões, aumentam a sensação de impacto e imersão no jogador.
Vibração: Use vibrações do controle, sincronizadas com a câmera shake para trazer mais realismo em explosões, ou carros que andam em terrenos de pedras, por exemplo.
Borrão de Movimento: Borrar o sprite do personagem no movimento pode dar a sensação de velocidade para o jogador.
Recompensas Visuais Exageradas: Recompensas visuais exageradas ao atingir objetivos ou completar desafios, estimulam a motivação do jogador.
Efeitos sonoros variados: use uma lista de sons diferentes para o mesmo efeito, isso evita o jogador enjoar de efeitos como ataques e passos, que estão presentes em todos os instantes, por exemplo.
“Game Feel” não é apenas sobre implementar técnicas específicas e efeitos genéricos.
Mas sim compreender a psicologia por trás da interação entre o jogador e o jogo.
E o que cada ação precisa passar ao jogador de sentimento, para que ele se sinta de fato imerso no game.
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