As Game Engines, ou motores de jogo, são as peças fundamentais por trás dos jogos que tanto amamos.
E elas são responsáveis por criar os ambientes interativos, os gráficos impressionantes.
E a física realista que nos transportam para os mais diversos universos virtuais.
Mas como exatamente são criadas essas poderosas ferramentas?
Game Engines baseados em jogos
Em primeiro lugar, é importante compreender que as Game Engines podem evoluir a partir de um código reutilizado.
Mas, ta,bém de vários jogos desenvolvidos por estúdios, e essa abordagem se mostra eficiente.
Pois, permite aproveitar um código já testado e funcional, que pode ser adaptado e aprimorado.
E assim atender às necessidades de diferentes outros projetos, sem ter que criar tudo novamente do zero.
E base de uma Game Engine geralmente é composta por uma parte gráfica e uma parte física.
Mas, existem vários outros componentes que podem fazer parte desse ecossistema, dependendo das demandas específicas de cada jogo.
Se o objetivo é criar um jogo de tiro em primeira pessoa, por exemplo, é necessário construir uma base sólida para isso.
Game Engines de Studios Triple A
Aqui o desenvolvimento de uma Game Engine começa com a definição das necessidades do projeto.
E a equipe de programadores trabalha na criação dos mecanismos gráficos, sistemas para texturas, terrenos, física e outros componentes.
Por exemplo, se o jogo se passa em uma ilha, é necessário desenvolver uma ferramenta capaz de gerar terrenos realistas.
E se há vegetação na ilha, um mecanismo específico é criado para lidar com isso.
Pois, a cada etapa, o objetivo é construir um sistema coeso que atenda aos requisitos do jogo.
E no final do processo de desenvolvimento, quando todas as peças estão no lugar, ocorre a compilação da Game Engine.
E nesse momento, todo o código e os recursos são reunidos em um pacote chamado kit de desenvolvimento.
Pois, esse kit é essencial para a criação de jogos usando a engine.
E assim fornecendo as ferramentas e recursos necessários para os desenvolvedores criarem seus próprios universos virtuais.
Porque iniciantes não deveriam tentar criar uma engine?
Criar uma Game Engine do zero é um desafio complexo e exigente, e não é recomendado para iniciantes.
Pois, requer um profundo conhecimento de programação, especialmente em áreas como gráficos, física, matemática, otimização e gerenciamento de memória.
E são necessários anos de desenvolvimento, testes e aprimoramento contínuo.
E mesmo equipes de desenvolvimento experientes dedicam um tempo considerável e recursos para construir uma engine de qualidade.
Mas, Game Engines frequentemente fazem uso de bibliotecas e frameworks fornecidos por outras empresas.
SDL, Facex, DirectX e OpenGL por exemplo, tecnologias complexas e utilizadas para aprimorar o desempenho.
E seria um desperdício de tempo pois hoje em dia, existem várias Game Engines poderosas e amplamente utilizadas.
E essas engines são desenvolvidas por equipes de especialistas e oferecem uma ampla gama de recursos e suporte.
Pois, utilizar uma engine existente permite que os iniciantes se concentrem na criação de jogos.
E não precisam se perder nos detalhes técnicos complexos e avançados da criação de uma Game Engine.
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