Game Design é uma área muito complexa dentro do desenvolvimento de jogos.
E isso se deve ao fato de um Game Designer, poder atuar em diferentes áreas ao longo do desenvolvimento de um jogo.
E neste artigo vamos te apresentar as responsabilidades que um Game Designer pode ter em uma equipe.
Game Designer Generalista
Este profissional atua normalmente em projetos solos ou pequenas equipe de desenvolvimento.
E nestes casos ele precisará lidar com tudo que for relacionado a Game Design dentro do jogo, ao longo do desenvolvimento.
E o termo Generalista vem justamente de ter apenas um profissional pra lidar com todos os aspectos de design do jogo.
Pois, em equipes maiores, os trabalhos por ele realizado podem se dividir em outros profissionais e até equipes.
E muitos desenvolvedores indies solos, acabam fazendo não só o trabalho de programar, mas também um design generalista.
E isso vai desde o planejamento, GDD, criação e montagem do cenário, balanceamento, etc.
Game Designer: Level Designer
Um level designer é responsável por criar e projetar os níveis ou fases do jogo.
E isso envolve a criação do layout do nível, a disposição dos obstáculos, a distribuição de itens e inimigos.
E até o design dos ambientes e a implementação de mecânicas de jogo específicas para cada fase.
Mas trabalhando em estreita colaboração com outros membros da equipe de desenvolvimento.
Com, por exemplo: designers de jogos, artistas, programadores, garantindo que os níveis sejam desafiadores, e interessantes.
E o objetivo desse profissional é criar uma experiência de jogo divertida para os jogadores à medida que progridem no jogo.
Game Designer: System Designer
Em jogos maiores existe a necessidade de um profissional para cuidar de sistemas específicos dentro do jogo.
E esse é o papel de um System designer, ele vai idealizar todo um sistema por trás de uma ou mias mecânicas.
Por exemplo, jogos de sobrevivência em mundo aberto tem inúmeros sistemas rodando e interagindo ao mesmo tempo.
E podemos ter um System design para cuidar do farm de itens do jogo, outro para batalhes, quests, customização, etc.
E garantindo assim que essa mecânica seja funcional, divertida e balanceada para o jogador final.
Game Designer: Narrative Designer
Este profissional atual especificamente na narrativa de jogos que contam histórias ao jogador.
E trabalhando em conjunto com o escritor, o Narrative Designer vai planejar a implementação da narrativa no jogo.
Ou seja, ele precisa garantir quais os momentos, chave dentro do jogo, e quando ocorrerá todos os acontecimentos narrativos.
Por exemplo, super Mario Bros, possui uma história bem singela, pois, o jogo é mais focado em gameplay.
E logo dá pra se dizer que o Narrative Designer deve pegar om jogo como ele é e inserir a história da melhor forma nesse mundo.
E ajustar ao máximo para o jogo não ter mais história do que gameplay.
Pois, os dois elementos precisam se complementar, e isso é a responsabilidade desse profissional.
Combat Designer
Um Combat Designer é um profissional especializado em projetar e desenvolver as mecânicas de combate.
E ele se concentra especificamente na criação de sistemas de combate, incluindo movimentos, habilidades.
E até armas, equilíbrio de combate, IA de inimigos, etc.
Mas, principalmente tudo o que está relacionado à interação direta entre o jogador e os oponentes dentro do jogo.
Pois, jogos como Street Figther, por exemplo, precisam desse profissional por serem jogos competitivos.
E eles devem garantir a precisão e o funcionamento fiel dos controles dentro da gameplay.
E evitar que o sistema de combate seja desbalanceado e injusto para alguns jogadores.
Combat Designer garante que os confrontos no jogo sejam justos, emocionantes, equilibrados e recompensadores.
Quest Designer
Jogos de RPG muito grandes precisam desse tipo de profissional integrando a equipe.
Pois, um Quest Designer é um profissional especializado em criar e desenvolver as missões do jogo.
E eles são responsáveis por projetar desafios e as recompensas associadas a cada missão.
E garantindo que elas se integrem de forma coesa à história e à jogabilidade geral do jogo.
Por isso, um Quest Designer fornece aos jogadores objetivos claros, desafios interessantes e histórias cativantes.
World Designer
Um World Designer, ou Designer de Mundo, é responsável por criar e desenvolver o mundo do jogo.
E eles são encarregados de projetar os ambientes, paisagens, cidades, vilarejos, dungeons, etc.
Pois, sua principal missão é deixar o mundo do jogo vivo e interessante para o jogador se sentir imerso explorando.
E jogos de mundo aberto como The Witcher 3 e Red Desad Redemption 2, por exemplo, contaram com estes profissionais.
Pois, um World Designer precisará organizar todos os assets e recursos disponiveis no jogo de forma harmoniosa.
Techinical Designer
Este profissional combina habilidades de design e conhecimento técnico para desenvolver sistemas.
E funcionalidades específicas dentro de um jogo.
Mas, atuando como uma ponte entre as equipes de design e desenvolvimento.
E ajudando a traduzir as visões dos designers em soluções práticas implementáveis pelos programadores.
Porém, diferentes dos outros Designers, este profissional pode sim programar em determinados pontos específicos de interesse.
E em resumo, ele terá um trabalho técnico que abrange todas as áreas do projeto.
E fazendo a ponte entre a visão de um designer e um programador.
Como podemos perceber existem diversas áreas que são de responsabilidade de um Game Designer.
E que começa como Generalista, mas que pode ramificar opara inúmeros caminhos a depender do tamanho do jogo.
E estas são a principais áreas de atuação de um Game Designer dentro do desenvolvimento de jogos.
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Que te ajudará a melhorar ainda mais a experiência de seus jogos abordando temas como:
Core loop, teoria do flow, Arquétipos de Bartle, Recompensas, e muito mais.
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