Podemos encontrar diversos elementos presentes na gameplay, quando jogamos diferentes jogos.
Porém, na grande maioria dos jogos podemos encontrar os tão famosos inimigos, de inúmeros tamanhos e formas.
Mas, na prática, qual é a real função dos inimigos dentro dos jogos?
Porque jogos tem inimigos?

O objetivo principal de um jogo é sem dúvidas prender a atenção do jogador e entregar algo a ele.
E esse “algo” pode ser uma gameplay divertida, desafiadora, ensinar, passa tempo, contar uma história, etc.
Porém, para entregar algo de valor, os desenvolvedores se utilizam de inúmeros recursos, técnicas e ferramentas.
E os inimigos são um dos recursos mais utilizados em jogos para desafiar o jogador, e servir de obstáculo.
Ou seja, na maioria das vezes a função dos inimigos dentro dos jogos é desafiar o jogador e forçar ele a evoluir.
Desafio vivo

Em diferentes jogos é comum encontrarmos armadilhas, puzzles de cenário a serem resolvidos, desafios de plataforma, etc.
Mas, esses desafios acabam sendo um pouco entediantes por se tratar de algo estático que faz parte do cenário.
E é aí que entram os inimigos em cena, pois, eles são um desafio vivo para o jogador.
E isso traz muito mais dinamismo para o jogo, pois, a cada inimigo novo encontrado, o jogador cria uma expectativa.
Pois, ele quer saber como esse inimigo vai reagir quando ele interagir com ele, atacando, seus comportamentos, etc.
Ou seja, dá pra perceber o quão mais interessante é entregar um inimigo único do que uma simples armadilha de cenário como desafio.
E essa é uma das maiores vantagens de se criar inimigos em jogos, pois, podemos caracterizar eles da maneira que precisarmos.
Criando comportamentos únicos, com visual e padrões de ataques condizentes com um bioma em específico, etc.
Hierarquia de inimigos

Sempre que planejar os inimigos do seu jogo busque respeitar a hierarquia de cada inimigo.
Pois, existem diferentes inimigos com funções muito distintas um do outro.
Por exemplo, os primeiros inimigos que um jogador deve encontrar precisam ser mais fracos e de padrões simples.
Pois, eles normalmente são usados para ensinar comandos básicos ao jogador, e a treinar habilidades.
Mas, a medida que o jogador avança, começam a surgir monstros de maior estatura, e com ataques mais fortes.
E estes tem como objetivo ajudar o jogador a treinar e lapidar suas habilidades enquanto explora.
Mas, os maiores sempre são os chefões, e estes sim devem ser o verdadeiro desafio final do seu jogo.
Pois, é eles quem serão a última barreira entre o jogador e seu objetivo, e devem ser o verdadeiro desafio.
Criar bons inimigos, variados, únicos, e com padrões de comportamentos distintos é um grande desafio.
Mas quando bem feitos, estes inimigos trazem toda a vida para seu jogo.
E tornam a experiência do jogador verdadeiramente, única e especial, e até memorável.
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