Sabemos que sempre foi comum desenvolvedores e estúdios, se inspirarem em jogos ou estilos que viram tendencia no mercado!
Pois, mecânicas ou até mesmo estilo de jogo, pode trazer uma certa garantia de vendas para os desenvolvedores.
E não há mal algum até mesmo usar um game para se inspirar, porem copiar 100% as características de um jogo pode ser perigoso.
Pois, a linha entre se inspirar em algo e o crime de plágio, em alguns casos podam ser bem tênue.
Krafton abre processo contra Garena por plágio
Recentemente a Krafton vem processando algumas empresas, tendo ganho até mesmo um processo contra hackers.
E dessa vez o processo é contra a Garena, desenvolvedora do jogo Free Fire e Free FireMax.
Nesse processo também entra a GooglePlay, Apple, e até mesmo o próprio youtube.
A krafton alega que o FreeFire estaria plagiando diversos elementos de PUBG e lucrando “centenas de milhões de dólares”.
Já a Google e a Aple vão entrar como rés na ação judicial por distribuírem o game em suas lojas.
Exigências da Krafton
A Krafton exige que o Free Fire seja encerrado imediatamente, e o pagamento de indenização incluindo os lucros obtidos com o game.
Já nas lojas da Aple e Google Play eles esperam que o jogo seja removido e ainda não se sabe se terá indenizações também.
E no youtube toda gameplay e canal focado em Free Fire corre o risco de terem vídeos excluídos, tomarem strikes, etc.
Talvez esse seja um dos grandes problemas caso a Krafton venha a vender o processo contra a Garena.
Pois, muitos Youtubers podem até mesmo perder o canal por conta de direitos autorais.
Krafton teve seus pedidos negados
A krafton em seus argumentos alegam que tentou contactar a Garena em 21 de dezembro de 2021 para que encerrassem as atividades.
Mas teve o pedido negado e ignorado por parte da Garena que seguiu normalmente com o jogo e seus eventos.
Então a krafton solicitou ao Google e também a Aple que parassem de distribuir o jogo, mas também não foram atendidos.
Por último contactou o youtube para que removessem todas as gameplays do jogo na sua plataforma, porém, não obteve respostas.
Restando apenas como última alternativa abrir um processo contra essas empresas para que essa situação se resolva.
Pedindo inclusive todos os lucros obtidos pelo Battle Royale nos últimos 5 anos.
Certamente esse processo pode demorar meses ou até anos para se decidir e resolver tudo.
Ficando de lição para nós desenvolvedores indie que, se inspirar em um game ou mecânica não tem problema.
Mas nunca copie 100% ou grande parte do game em sim, tente sempre dar uma originalidade para seu game.
Para que você nunca passe por uma situação complicada como essas, que pode até comprometer seus lucros.
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