Quando você programa e cria seus jogos dentro da Unity, tudo acontece ao redor dos frames.
E saber como eles funcionam é essencial para criar jogos fluidos e bem otimizados.
Pois, se você não entender essa dinâmica, pode acabar com código ineficiente e bugs difíceis de resolver.
O são Frames e FPS?

Um frame é um único ciclo de atualização do jogo, ou seja, um ciclo onde todas as instruções nos scripts serão lidas.
E a taxa de quadros por segundo (FPS) indica quantos frames são processados a cada 1 segundo.
Por exemplo, 60 FPS, significam que a cada 1 segundo a Unity executa 60 atualizações da lógica, física e renderização da cena.
Por isso, entender o que é 1 frame, e o que são FPS é algo obrigatório para todos os programadores de jogos.
Updates

O método Update() é lido uma vez por frame, o que significa que sua execução pode variar conforme a taxa de FPS do jogo.
Por exemplo, um jogo a 60 FPS, implicam que o Update seria lido 60 vezes em 1 segundo, e tudo que contem dentro dele.
Porém, o FixedUpdate() é chamado em intervalos fixos, sendo ideal para cálculos de física.
Pois, mantém uma frequência constante independente da variação de FPS.
Corrotinas e laços de repetição

A grande maioria das funções são lidas pelo compilador de forma contínua, sem pausas.
Porém, Corrotinas são especiais, pois, conseguem pausar e continuam sua execução em diferentes frames.
Por exemplo, comandos como Yild return Null, pausam a lógica e esperam o próximo frame para dar sequência.
E isso as tornam muito uteis para programar comportamentos, contadores de tempo e diversas outras situações.
A “pegadinha” dos Frames na lógica

Em corrotinas, podemos pausar sua execução por alguns segundos, por exemplo, por 0.20f.
Ou seja, se 1f corresponde a 1 segundo, 0.20f equivale a 20 centésimos de segundo.
Mesmo sendo um tempo curto, vários frames serão processados nesse intervalo.
Por exemplo, se o jogo estiver rodando a 60 FPS, 12 frames serão processados durante esses 0.20 segundos.
E é nesse ponto que inúmeros iniciantes têm dificuldade em entender a dimensão dos frames.
Dependendo da lógica do jogo, o código dentro do Update() será executado 12 vezes antes que a corrotina retome sua execução.

Saber como frames funcionam ajuda a otimizar desempenho, de seus jogos e evitar bugs lógicos.
Com essa base, você escreverá códigos mais eficientes, e terá mais facilidade de criar as lógicas das suas mecânicas.
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