Fotogrametria pode ser um termo novo para você que está iniciando os estudos no desenvolvimento de jogos.
Mas está é uma técnica extremamente útil e eficaz para alcançar um alto realismo em jogos 3D.
E neste artigo vamos conhecer mais sobre essa técnica e os resultados que ela nos entrega.
Fotogrametria: Aplicações em Jogos 3D Realistas
A fotogrametria é uma técnica que utiliza fotografias para medir e criar modelos tridimensionais precisos do mundo real.
E esse método tem se tornado cada vez mais popular no desenvolvimento de jogos 3D.
E isso devido à sua capacidade de capturar detalhes precisos, proporcionando uma fidelidade visual que seria difícil de alcançar manualmente.
Pois, por mais que um modelador seja muito bom em criar modelos, ainda assim essa técnica acelera o processo.
E entrega um modelo semi pronto com uma qualidade extremamente alta, bastando apenas refinamentos e adaptações.
E dessa forma poupa-se o trabalho bruto da equipe de modelagem, que conseguirá produzir mais em menos tempo.
Processo de Fotogrametria
O primeiro passo é tirar múltiplas fotografias de um objeto ou cenário de diversos ângulos.
E as imagens devem ser de alta resolução e bem iluminadas para capturar todos os detalhes necessários.
E para garantir um modelo 3D preciso, as fotos devem cobrir todas as partes do objeto ou ambiente, sem áreas não fotografadas.
Pois assim, em programas especializados, o software identifica pontos comuns entre as imagens e os alinham automaticamente.
E a partir do alinhamento das fotos, o software cria uma nuvem de pontos, representando a geometria do objeto.
E essa nuvem de pontos é então convertida em uma malha 3D altamente detalhada.
Texturização e Refinamento
As texturas das fotos são projetadas na malha 3D, resultando em um modelo visualmente realista.
E isso inclui detalhes minuciosos, como irregularidades na superfície e variações de cor.
Mas, o modelo bruto final ainda precisa ser otimizado para o uso em jogos.
Pois, é necessário muitas vezes fazer a redução do número de polígonos para melhorar o desempenho.
E gerar variações desse modelo com polígonos reduzidos para serem usados em técnicas de oclusão de ambiente.
Benefícios da Fotogrametria
Essa técnica permite capturar detalhes complexos e sutis que seriam difíceis de modelar manualmente.
Como, por exemplo: texturas de rochas, vegetação, edifícios históricos, ou superfícies naturais.
E replicam com precisão as características visuais do mundo real, resultando em um mundo muito mais imersivo.
Porém, em comparação com a modelagem tradicional, a fotogrametria pode acelerar esse processo.
Pois, uma vez que as fotos são capturadas, o software pode gerar modelos brutos detalhados automaticamente.
E a automação do processo de modelagem e texturização pode reduzir os custos de desenvolvimento.
Permitindo que as equipes, por exemplo, concentrem seus esforços em outras áreas criativas.
Mas, os modelos gerados ainda podem ser combinados com outras técnicas de modelagem e animação.
E resumindo é uma técnica que traz inúmeros benefícios em diferentes pontos do desenvolvimento.
E não só melhorando a qualidade visual dos jogos, mas também otimizando o processo de desenvolvimento e reduzindo custos.
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